Evanilson: por menos de €50 milhões não há conversa

NACIONAL13.08.202406:30

Bournemouth, que transferiu Dominic Solanke para o Tottenham a troco de 75 milhões de euros, fez proposta por baixo, mas admite melhorar oferta. Nottingham Forest também tentou e levou nega

O ataque da Premier League a Evanilson começou com duas propostas abaixo dos valores mínimos pretendidos pela SAD liderada por André Villas-Boas. A oferta do Bournemouth foi a mais recente e não terá chegado nem perto do que o FC Porto quer para admitir libertar o seu goleador. Antes deste avanço, outro clube inglês, o Nottingham Forest, teve a mesma resposta por parte dos azuis e brancos: não.

A BOLA confirmou junto de fonte portista estes dois movimentos de mercado. O nosso jornal apurou ainda que o FC Porto não aceitará menos de 50 milhões de euros por Evanilson, ou seja, metade do valor da cláusula. Além de bónus de desempenho, claro.

O Bournemouth, que recentemente transferiu Dominic Solanke para o Tottenham a troco de 75 milhões de euros, terá começado por baixo, mas os ingleses admitem subir a parada. Até ao fecho do mercado de verão é muito provável  que surjam na mesa valores mais altos para o internacional brasileiro, que recentemente esteve na Copa América, onde atuou apenas num desafio: entrou a três minutos do final do Brasil-Uruguai, dos quartos de final, que os canarinhos perderam nas grandes penalidades, por 4-2.

O ponta de lança, recorde-se, tem contrato com os portistas até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, pelo que a blindagem de Evanilson dificilmente poderia ser mais robusta. Nessa perspetiva, a SAD goza de margem de segurança, mantendo-se firme na intenção de não negociar os melhores ativos por valores baixos, mesmo assumindo a necessidade de vender nesta janela de transferências de verão.

Foi neste enquadramento que surgiram os avanços dos dois clubes ingleses, ou seja, foram investidas pouco assertivas do ponto de vista financeiro destinadas a testar a resistência do FC Porto.  O jogador tem 24 anos - completa 25 a 6 de outubro - e conta já com uma experiência sólida na Europa, onde chegou em 2020, depois de se destacar no Fluminense. Foi, de resto, o reforço mais caro de 2020/21: custou 8,79 milhões de euros por 80 por cento dos direitos económicos que estavam na posse do Tombense.

Na altura, apesar de enfrentar condicionalismos financeiros, como sucede agora, o FC Porto atraiu a joia brasileira vencendo a concorrência do City Football Group, grupo que tem o Manchester City como principal clube, e do Crystal Palace. Como se percebe, o mercado inglês sempre se sentiu seduzido pela qualidade de Evanilson. Em 2022, especulou-se que o Man.United teria acenado com 60 milhões, mais 5 milhões de euros em objetivos, para tentar a contratação do brasileiro. A realidade é que Evanilson ficou no FC Porto.