Estrela da Amadora: último golo de Nanu foi apontado...ao FC Porto (e no Dragão)
Nanu dirige-se para o relvado do Estádio José Gomes para realizar uma sessão de treino ao serviço do Estrela da Amadora. Foto: Estrela da Amadora SAD.

Estrela da Amadora: último golo de Nanu foi apontado...ao FC Porto (e no Dragão)

NACIONAL15.02.202422:10

Ala guineense poderá defrontar o dragão, que representou durante três épocas; último golo oficial da sua autoria foi marcado aos azuis-e-brancos...e no recinto ao qual regressa este sábado, mas como adversário

A visita do Estrela da Amadora ao Estádio do Dragão será especial para os tricolores, que devido à travessia no deserto a que foram obrigados quando, por via administrativa e devido a graves problemas financeiros, foram despromovidos à II Divisão – terceiro escalão da altura – e, depois, a uma momentânea extinção, seguida de uma refundação, há quase 15 anos não visitam o reduto dos azuis e brancos. Já no aspeto individual, esta será uma partida particularmente especial para Nanu.

O experiente jogador ainda vai conhecendo os cantos à casa, dado que há apenas duas semanas reforçou os tricolores, mas já conta com duas participações oficiais, tendo defrontado o Estoril – entrou aos 54 minutos - numa partida em que os amadorenses perderam por 1-0, e na passada sexta-feira no triunfo sobre o Portimonense (3-0), no qual disputou os últimos 20 minutos, pelo que tudo indica que voltará a ser utilizado e logo num estádio que bem conhece e no qual foi feliz.

O jogador de 29 anos, que desempenha qualquer função na ala direita, desde a lateral defensiva até numa posição mais adiantada, como extremo, onde tem vindo a ser utilizado na sua etapa a título de empréstimo na Reboleira, regressa ao recinto que o notabilizou a nível nacional num triunfo do Marítimo no qual assinou um golo e chamou a atenção do FC Porto, pelo qual assinaria…dias depois, para representar os dragões por três temporadas. Já sem ligação contratual ao clube azul e branco desde o início da época, Nanu volta atrás no tempo e trazer de volta gratas recordações.

A última aparição do internacional A guineense na casa portista decorreu há já mais de dois anos, num triunfo sobre o Rio Ave, pela Taça da Liga, em dezembro de 2021 por 1-0, graças a um golo de Pepê no período final. O ala/extremo direito sairia um par de semanas mais tarde, para cumprir ano e meio emprestado pelos dragões, mais concretamente ao FC Dallas, dos EUA, por meia época e até ao verão de 2022, para regressar e ser novamente cedido ao Santa Clara para cumprir toda a época 22/23 e não evitar a despromoção dos açorianos.

Nanu está habituado a sorrir na Cidade Invicta e este sábado voltará a regressar como visitante, agora ao serviço do Estrela, e espreitando fazê-lo também enquanto titular, visto estar a crescer em importância na equipa e poder oferecer consistência à ala direita dos amadorenses mesmo que, em princípio, atue na ala direita do ataque. Numa partida na qual o Estrela estará, muitas vezes, em momento defensivo, o experiente jogador poderá ser um importante apoio para Hevertton Santos – ou Jean Felipe – no sentido de segurar um dos flancos.

De resto, a última equipa à qual o africano marcou foi mesmo o FC Porto e…no Dragão, no jogo em que impressionou os azuis e brancos, a pontos de estes avançarem pela sua contratação, há mais de três anos e meio. A partir daí, não mais Nanu voltou a marcar em competições oficiais e no sábado regressará ao local do crime...