Estrela da Amadora: saudado regresso de Ferro à Liga e segue-se a Luz
Ferro (à direita) disputa a posse da bola em jogo do Estrela da Amadora pela Liga de futebol. Foto: Miguel A. Lopes/LUSA.

Estrela da Amadora: saudado regresso de Ferro à Liga e segue-se a Luz

NACIONAL20.08.202413:49

Central disputou um encontro pela Liga portuguesa mais de três anos e meio depois; pode defrontar na próxima jornada o Benfica, pelo qual se notabilizou

Numa noite que se revelaria infeliz em termos coletivos, na qual não evitou uma derrota clara em sua casa ante o Famalicão, o Estrela da Amadora apresentou como principal novidade no alinhamento inicial o defesa central Ferro, que não havia sido utilizado na jornada inaugural frente ao SC Braga e nesta partida protagonizou o seu regresso ao futebol português.

Um espaço temporal de quase três anos separava Ferro do último jogo que havia disputado em solo português, que datava de dezembro de 2021 quando, na altura ao serviço do Benfica, disputou os 90 minutos num triunfo sobre o SC Covilhã, a contar para a Taça da Liga. Para encontrar o último registo do defensor na Liga, é preciso recuar mais de… três anos e meio: em finais de janeiro de 2021 participou num empate caseiro (1-1) frente ao Nacional, dias antes de ser emprestado ao Valência, nessa mesma reabertura de mercado.

Seguiram-se mais duas épocas e meia fora de Portugal ao serviço do Vitesse (Países Baixos) e Hajduk Split (Croácia), até que, este verão, o Estrela da Amadora alcançou a sua contratação, lançando-o esta segunda-feira pela primeira vez. O resultado acabou por ser aziago, mas não deixou de ser saudado o retorno do defensor de 27 anos que pode ter pela frente uma visita especial ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica, emblema no qual se formou, notabilizou e conquistou títulos.