Estoril: Vital, Mateus e Marques de volta à escola por um dia
Central, médio e extremo visitaram a Escola Básica de Manique, tendo respondido a questões e participado em jogos de futebol com as crianças
A quarta-feira de trabalho teve horas extra para três dos jogadores do Estoril…mas certamente moralizadoras: Bernardo Vital, Mateus Fernandes e João Marques representaram os canarinhos numa visita à Escola Básica de Manique, no seguimento de várias visitas realizadas pelo emblema da Linha de Cascais – e que continuarão a ter lugar no futuro, de acordo com o trabalho conjunto, de aproximação à comunidade, que este tem vindo a realizar nas últimas temporadas.
Uma visita feliz e descontraída que se seguiu a mais uma sessão matinal no centro de treinos da Adroana. Findo o treino, os três atletas, todos figuras preponderantes na manobra desportiva da equipa e também internacionais sub-21 por Portugal, realizaram uma curta viagem até Manique, que se situa a pouco mais de cinco quilómetros do Estádio António Coimbra da Mota, recinto estorilista.
Bernardo Vital, Mateus Fernandes e João Marques mostraram-se disponíveis para responder às questões das crianças que frequentam esse estabelecimento escolar, respeitantes a temas vários como as respetivas carreiras profissionais no futebol e a caminhada que cada um efetuou até representar, presentemente, a primeira equipa do Estoril. Recorde-se que, em concreto, Vital e João Marques ascenderam desde a equipa sub-23 do emblema da Linha de Cascais (Mateus Fernandes está emprestado pelo Sporting até ao final da época).
A experiência inédita de atingir a final da Taça da Liga e toda a emoção envolvente à participação na final four da competição foi igualmente abordada pelos jovens atletas do Estoril perante uma audiência de pequenitos, que aproveitaram devidamente a oportunidade para contactar de perto com três jogadores profissionais. A visita prolongou-se por cerca de duas horas, período no qual o trio de craques pôde, inclusivamente, integrar as partidas de futebol que os alunos disputavam entre si.
Depois dos habituais agradecimentos entre as duas instituições, Estoril Praia Futebol, SAD e Escola Básica de Manique, Alvide e Bicesse, e as despedidas, Bernardo Vital, João Marques e Mateus Fernandes seguiram para (merecido) descanso, já com olhos postos na sessão de trabalho marcada para esta quinta-feira, integrada na preparação para a deslocação a Rio Maior, onde o Estoril defrontará o Casa Pia na partida de encerramento da 28.ª jornada da Liga, na próxima segunda-feira.
Enquanto Mateus Fernandes e João Marques estarão, previsivelmente, apontados à titularidade no embate com os gansos no meio-campo e na ala esquerda do ataque, respetivamente, Vital constituirá baixa de vulto, visto que terá de cumprir um jogo de suspensão pelo facto de ter recebido ordem de expulsão direta na última jornada disputada, perante o FC Porto, que o emblema da Linha de Cascais venceu por 1-0 de forma a afastar-se ainda mais dos lugares de despromoção.