Estoril: 'Tour de Vasco' precedeu o sucesso atual
Técnico de 40 anos visitou cinco países, num total de 12 clubes, apenas durante o presente ano para conhecer diferentes realidades e reforçar metodologias, antes de assumir o comando técnico do Estoril com o sucesso que atualmente se verifica
O Estoril cumpriu a pausa natalícia com toda a confiança, adjacente ao facto de de encontrar em maré vitoriosa e em escalada na tabela classificativa da Liga. Uma quadra festiva feliz, graças ao bom trabalho realizado até agora.
Em função dos resultados que têm vindo a ser obtidos, a administração dos canarinhos estará plenamente satisfeito com a opção tomada, no momento de proceder a uma mudança no seu comando técnico, em avançar para Vasco Seabra.
No que ao treinador diz respeito, o timing do regresso ao ativo e a escolha do próprio clube parece ter resultado em cheio para dar seguimento a dois terços do ano em aprendizagem progressiva enquanto estava desvinculado.
Enquanto uma parte dos seus adversários já ocupava o seu lugar no comando das respetivas equipas, Vasco Seabra estava a correr Mundo para cumprir estágios de preparação e conhecer novas realidades.
Um périplo que se iniciou há praticamente um ano, nos primeiros meses de 2023, e que se dividiu em duas diferentes etapas. A primeira, logo no arranque do ano, teve lugar no Brasil e na companhia...do seu antecessor.
Meses antes de sequer imaginarem que seriam os meus recentes dois técnicos do Estoril e sucederiam um ao outro no espaço de um par de dias, Vasco Seabra e Álvaro Pacheco viajaram rumo a Goiás, onde visitaram três diferentes emblemas - Atlético Goianiense, Vila Nova e Goiás.
A viagem ao Brasil incluiu também o Rio de Janeiro e a passagem pelas instalações de Botafogo e Fluminense, antes de regressarem a Portugal. Meses mais tarde, Vasco Seabra continuou a ganhar mundo.
Enquanto aguardava para voltar ao trabalho, o técnico de 41 anos rumou ainda a Inglaterra, Polónia, Países Baixos e Espanha para conhecer por dentro as metodologias de trabalho de mais de clubes. Assim, antes de assumir o comando técnico do Estoril, Vasco Seabra passou por Liverpool, Manchester United, Legia Varsóvia, Slask Wroclaw, Rakow, PSV Eindhoven e o líder surpresa de La Liga, o Girona.
Uma verdadeira tour, que englobou um total de cinco países e 12 emblemas de dois continentes diferentes que, atendendo ao momento favorável que o Estoril atravessa, parece ter sido tempo completamente bem empregue.