Estoril: Rodrigo Gomes em destaque no ranking da influência
Rodrigo Gomes, do Estoril, celebra a obtenção de um golo em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Estoril: Rodrigo Gomes em destaque no ranking da influência

NACIONAL19.12.202319:47

Ala dos canarinhos é o terceiro jogador com maior contribuição direta para finalizações certeiras (quatro golos marcados e cinco assistências), apenas atrás de Viktor Gyokeres e Simon Banza

O extraordinário momento de forma de vários jogadores do Estoril, que se encontra em senda positiva de resultados, coloca o respetivo registo individual, em alguns casos, entre os melhores de toda a Liga. É esse o caso de Rafik Guitane, que de há várias jornadas a esta parte é referência no campeonato no capítulo das ações bem conseguidas no 1x1, mas também de Rodrigo Gomes, neste caso no que respeita à influência direta para a obtenção de golos, seja marcando ou originando os mesmos através de assistências.

Nesse registo em particular, tendo por base apenas a Liga e as catorze jornadas já disputadas, o camisola 21 do Estoril contabiliza o terceiro maior rácio de influência direta para golos marcados pela sua equipa, sendo responsável pela obtenção de nove dos 33 tentos apontados pelos canarinhos na atual edição da Liga, o que representa 36% dos mesmos. Rodrigo conta quatro golos apontados e cinco assistências, o que lhe permite ser o terceiro jogador de maior contribuição direta para golos em toda a competição.

À frente do internacional sub-21 por Portugal, apenas os dois melhores marcadores da Liga, Simon Banza e Viktor Gyokeres: o congolês do SC Braga soma, para já, 13 golos e três assistências, o que lhe permitiu uma contribuição para 16 dos 36 tentos apontados pelos guerreiros do Minho (sensacionais 44%) na peugada do sueco do Sporting, que surge na liderança desse registo particular por ter rubricado dez golos e quatro assistências, num total de 14 ações diretas para golo que representam 47% dos golos dos leões na Liga.

Um terceiro posto cuja importância se realça pelo facto de o jogador do Estoril – emprestado pelo SC Braga – não atuar, ao contrário dos dois atletas acima referidos, como ponta de lança nem tão pouco no setor ofensivo. De recordar que Rodrigo Gomes passou, a partir de finais de setembro, a alinhar como ala direito num sistema de três centrais, o que não o impede de surgir em zonas de finalização para marcar ou, como sucede até com maior frequência, assistir companheiros de equipa para que estes possam atirar certeiro.

De resto, é muito devido à sua posição de tipo na tabela específica de assistentes na competição que Rodrigo chega a este estatuto de terceiro jogador com maior influência para golos em todo o campeonato até agora: nas catorze jornadas já disputadas, o virtuoso ala do Estoril divide o estatuto de líder assistências da Liga com o japonês Kanya Fujimoto, com um total de cinco assistências. Ainda com uma jornada para disputar até ao final do ano civil, pode criar-se aqui uma interessante disputa à parte.

Recorde-se que tanto o Estoril como o Gil Vicente, que os dois jogadores representam, regressam à competição no próximo dia, recebendo Farense e Boavista, respetivamente, e Rodrigo Gomes e Fujimoto podem procurar entrar no novo ano civil como destacado rei das assistências deste campeonato ao fim de 15 partidas, contando ainda com os vários atletas que somam quatro assistências, num lote que inclui jogadores de nomeada como Gyokeres, do Sporting, ou Aursnes e Rafa, do Benfica.