Este é o novo Álvaro Carreras, o miúdo que não pára de crescer no Benfica de Lage
Lateral-esquerdo espanhol tornou-se fundamental tanto a atacar como a defender e é a maior obra de transformação individual do treinador dos encarnados
Nicolás Otamendi pode reclamar a autoria do corte mais mediático do Benfica-V. Guimarães, aos 64 minutos, na sequência de um erro de Florentino, mas há um outro a meio-campo, que provavelmente não terá entrado em todos os resumos: Álvaro Carreras, como último homem e já com um amarelo visto – que o retirará da próxima partida diante do Aves SAD –, num desarme de elevado grau de dificuldade perante o arranque de Kaio César.
O gesto, que surgiu na sequência de um pontapé de canto que ele próprio criara, com uma incursão até à linha de fundo, impediu que a meio da segunda parte, Trubin tivesse de lidar com um ou mais jogadores do emblema minhoto pela frente. O jovem lateral-esquerdo espanhol terá muito provavelmente impedido aí o empate dos visitantes e o disparar de problemas para a sua equipa, que sentia desde o intervalo algumas dificuldades em controlar os ataques do adversário.
Os números de Carreras diante dos vimaranenses foram extremamente positivos. Numa equipa com Di María e Akturkoglu (e depois, com Amdouni), o lateral foi o jogador com mais dribles bem-sucedidos (4), somando ainda 10 duelos ganhos nos 16 que teve pela frente, 4 recuperações de bola e três alívios.
Três eixos, maior suporte
É importante referir que o sucesso de Bruno Lage neste seu regresso à Luz assentou em três eixos fundamentais: a aposta no endiabrado Akturkoglu, que não chegou a tempo da era Schmidt, mas já leva 10 golos marcados em 15 jogos; a colocação de Aursnes sobre a direita num meio-campo a 3 como proteção (no plano defensivo) de Ángel Di María e desdobramento posicional em superioridades numéricas formadas com o argentino e com Bah (plano ofensivo); e a resolução do dilema Grimaldo, com a aposta no compatriota Álvaro Carreras. É este último que abordamos aqui.
Se o ex-ManUnited, que o pode recomprar e reabrir o tema da sucessão do agora ala do Bayer Leverkusen, sempre apresentou argumentos no meio-campo dos adversários (2 golos e 1 assistência), até pela capacidade de preencher vários espaços, pelo corredor lateral ou pelo interior, é no momento defensivo que se nota a maior evolução. O defesa faz 2,2 desarmes/jogo, a mesma média de Tomás Araújo (só Florentino, com 3,1, tem mais no Benfica) e 1 interceção a cada 90 minutos (Florentino, novamente o melhor das águias, consegue 2,2). Com bola, destacam-se os 1,2 dribles com sucesso, atrás de Akturkoglu (1,6) e Di María (1,5) - dados whoscored.
Quanta da confiança que sente agora Carreras não terá vindo das funções que lhe deram frente ao Atlético Madrid?
De uma forma diferente da que fazia Grimaldo, Carreras tem sido fundamental na primeira fase de construção dos encarnados – naquela saída a três que projeta Bah e retira um pouco da influência nesse momento de Otamendi, que continua a abusar das bolas longas –, anteriormente muito exposta à pressão dos adversários. E tudo começou num jogo de exigência máxima, na Liga dos Campeões, diante do Atlético Madrid. Quanto do momento de confiança do espanhol não estará nessa aposta de Bruno Lage numa partida de alto risco?
O Álvaro Carreras de hoje é alguém que até aparenta estar mais focado em não desequilibrar a sua defesa do que desequilibrar na frente, atacando mais pela certa, com menor dose de risco. O Benfica está mais sólido também graças a essa transformação que parecia impensável em tão pouco tempo - a maior de Bruno Lage desde que voltou ao comando dos encarnados - e que levou o Benfica a recrutar Jan-Niklas Beste no Heidenheim no início da temporada. Até foi um alemão, o treinador Julian Nagelsmann, que há uns anos estabeleceu um rácio curioso sobre o jogo: «O futebol é 30% táticas e 70% competências sociais.» É irónico que sido um português a aplicar melhor a máxima no que diz respeito ao espanhol.
O jovem que aproveitou a primeira lesão de Beste para começar a deixar marca é já uma das grandes figuras dos encarnados esta temporada. A todos os níveis.