Esta sexta-feira é o Dia D para Dani Olmo e o Barça

INTERNACIONAL03.01.202507:05

Clube tem esperança de que a liga espanhola aceite (re)inscrição. Jogador pode rescindir, se o fizer custará 100 milhões por seis meses

O Barcelona acredita que conseguirá esta sexta-feira aprovação da Liga espanhola para reinscrever Dani Olmo (e Pau Víctor), embora os regulamentos da competição não permitam que um jogador seja inscrito duas vezes na mesma época pelo mesmo clube. E no primeiro dia deste ano a Liga anulou a inscrição dos dois reforços do Barça para esta temporada, por incumprimento de pressupostos financeiros.

O clube catalão argumenta, no entanto, que entregou no dia 31 de dezembro todas as garantias para assegurar que o orçamento para esta época seria cumprido. Segundo o Barça, foi a Liga (escaldada, admita-se, por episódio do passado, quando deu luz verde a operações do Barcelona com base na venda da Barça Vision para depois a empresa compradora falhar o primeiro pagamento e o negócio ruir...) que pediu garantias adicionais, e segundo a imprensa espanhola, terá exigido comprovativos do pagamento dos 100 milhões de euros que os culés alegadamente terão arrecadado com a venda de lugares VIP do novo estádio, por 20 anos, a empresas do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos (uma venda em baixa, a expectativa era obter 200 milhões, mas o Barça estava entre a espada e a parede...). O dinheiro, supostamente, cai hoje na conta do Barça.

Dani Olmo, contratado ao RB Leipzig no verão por 48 milhões de euros, mais €7 M em bónus, só pôde ser inscrito no fim de agosto porque ocupou a vaga de Christensen, lesionado. Nestes meses, o Barça não conseguiu margem financeira para o reinscrever. E se a Liga autorizar agora a inscrição, que teoricamente não é permitida, terá de se justificar junto de vários clubes que têm contestado alegado tratamento preferencial ao Barcelona.

O problema maior é que Dani Olmo tem uma cláusula no contrato que lhe permite, caso o Barcelona não conseguisse inscrevê-lo, rescindir com justa causa, recebendo todos os salários até 2030 (cerca de 40 milhões de euros); e caso isso aconteça, o clube continua a ter de pagar os 48 milhões ao Leipzig, mas em vez de amortizá-los em seis anos entraria tudo no exercício desta temporada, o que agravaria ainda mais os problemas do clube. Ou seja, o Barça pode ter investido 100 milhões para ter Dani Olmo durante seis meses...

Para já, o internacional espanhol continua a treinar-se e não parece planear rescindir. Mas se a Liga não aceitar a inscrição, não poderá jogar até final da época nem no Barça nem noutro clube — teria de estar inscrito para poder ser emprestado —, a não ser que rescinda.