Está registada a patente: '15 minutos à Moreirense' (veja o resumo)
Cónegos estiveram a vencer por 2-0, sofreram o empate aos 75 minutos, mas, a partir desse momento, partiram para um vendaval ofensivo que lhes permitiu chegar não só ao triunfo como também à... goleada; Maracás, Madson, André Luís, Kodisang e Matheus Aiás foram os marcadores dos golos dos minutos; Sylvester Jasper e Filipe Relvas faturaram para os algarvios
A expressão pode ficar registada com a devida patente: '15 minutos à Moreirense'.
Porque foi à entrada para o quarto de hora final que os cónegos mostraram o melhor de si (e tem sido tanto ao longo da época...) e partiram para uma goleada que talvez ninguém ousasse arriscar ser possível até aos 75 minutos. Mas a verdade é que foi nos derradeiros instantes que o Moreirense garantiu o triunfo (que acabou por ser de goleada) diante do Portimonense, dando corpo a uma campanha absolutamente fantástica que tem vindo a ser feita pelo conjunto de Rui Borges em 2023/2024.
Se Maracás (23') e Madson (25'), ambos assistidos por André Luís (que jogatana!) deram uma vantagem confortável aos minhotos, também Sylvester Jasper (40') e Filipe Relvas (75') tiveram arte para colocarem o seu nome na lista de marcadores e, dessa forma, deixarem tudo empatado.
E mesmo que o jogo estivesse a dar a entender que o resultado poderia cair para qualquer um dos lados (porque podia, de facto), a verdade é que os comandados de Rui Borges tinham um (ou três) coelho(s) na cartola: uma reta final de uma intensidade e qualidade como até aí não se tinha visto. Nem mesmo na fase em que a equipa estava a vencer por 2-0!
André Luís (84'), Kodisang (89') e Matheus Aiás (90+2) deram corpo à (tal) expressão '15 minutos à Moreirense' e pintaram a goleada minhota.
O último quarto de hora foi fatal para o Portimonense, mas... por culpa própria. Porque também contrariando toda e qualquer lógica, a formação algarvia como que se 'desligou' do jogo logo após ter chegado ao 2-2 e num momento em que psicologicamente, pensava-se, iria ficar por cima. Não aconteceu. O que aconteceu foi mesmo o descalabro e o 'saco cheio' na viagem para o Algarve. Paulo Sérgio não merecia. Porque o técnico leu sempre muito bem o jogo, mexeu na (e com a) equipa sempre com o objetivo de ir atrás do prejuízo, isso foi conseguido (2-2), mas, a partir dessa altura, só os jogadores podem explicar a quantidade de erros individuais e coletivos que estiveram na origem da goleada sofrida.
Veja o resumo do jogo
Recorde abaixo as principais incidências da partida
Final da partida! Moreirense 5 Portimonense 2
De papo cheio. Assim foi a goleada dos cónegos sobre os aurinegros, sendo que, refira-se, esta história foi apenas contada (e conseguida) nos últimos 10 minutos. Se Maracás e Madson adiantaram os da casa ainda antes da meia-hora, Sylvester Jasper, na reta final da primeira parte, reduziu para os aurinegros. Na etapa complementar, Filipe Relvas restabeleceu a igualdade e o jogo poderia cair para qualquer um dos lados. Mas nada fazia prever que estivessem para chegar três golos na reta final. Mas André Luís, Kodisang e Matheus Aiás fizeram questão de deixar de lado as probabilidades e fizeram, também eles, o gosto ao pé para oferecerem um triunfo gordo ao Moreirense.
Golo do Moreirense! 5-2
Assistência de Kodisang e Matheus Aiás, depois de desenvencilhar-se da marcação de Filipe Relvas, rematou certeiro para sentenciar a goleada dos cónegos.
Tempo adicional mínimo: 5 minutos
90': Substituição no Moreirense, com a saída de Alanzinho para a entrada de Matheus Aiás.
Golo do Moreirense! 4-2
Cruzamento da esquerda de Frimpong e Kodisang, muito perto da linha de baliza, antecipa-se a Pedrão e desvia para o fundo das redes. Está resolvida a questão!
Golo do Moreirense! 3-2
Cruzamento da direita de Kodisang e André Luís, à ponta de lança, cabeceia como mandam as regras, de cima para baixo, e volta a colocar os cónegos na frente do marcador.
83': Boa iniciativa individual de Jeremy Antonisse, que fletiu da esquerda para o centro sempre com a bola controlada, mas o remate do extremo saiu muito por cima da barra da baliza de Vinícius.
81': Substituição no Portimonense, com a saída de Hélio Varela para a entrada de Moustapha Seck.
79': Tripla substituição no Moreirense, com as saídas de Pedro Amador, Wallisson e Madson, para as entradas de Frimpong, Rúben Ismael e Jeremy Antonisse.
78': Mais uma ameaça do Moreirense! Assistência de Kodisang e André Luís volta a rematar por cima da barra.
77': Grande oportunidade para o Moreirense! Excelente jogada individual de Alanzinho, assistência para Kodisang, com o extremo sul-africano, já na área, a rematar à malha lateral da baliza de Vinícius.
76': Cartão amarelo a Wallisson (Moreirense).
Golo do Portimonense! 2-2
Cruzamento da meia-esquerda de Gonçalo Costa e Filipe Relvas, com um cabeceamento espetacular, ainda antes da marca de penálti, colocou a bola junto ao ângulo superior direito da baliza de Kewin. Está restabelecida a igualdade em Moreira de Cónegos e vai haver incerteza até final...
71': Remate em arco de André Luís, de fora da área, mas o ponta de lança brasileiro do Moreirense não conseguiu dar a curva que pretendia na bola e o tiro saiu muito ao lado do poste esquerdo da baliza de Vinícius.
69': Dupla substituição no Portimonense, com as saídas de Dener e de Sylvester Jasper para as entradas de Zinho e Rildo.
65': Substituição no Moreirense, com a saída de João Camacho para a entrada de Kodisang.
64': Bela oportunidade para o Moreirense! Cruzamento da esquerda de João Camacho e Madson, ao segundo poste, todo no ar, remata de forma acrobática e faz a bola passar muito perto do poste esquerdo da baliza de Vinícius. Seria um grande golo do extremo brasileiro dos cónegos...
Já ficou para trás o primeiro quarto de hora da segunda parte e ainda não houve situações de perigo junto das duas balizas. O Moreirense parece estar mais na expectativa, dando a iniciativa de jogo ao adversário para, depois, tentar explorar as transições ofensivas, o Portimonense tenta assumir as rédeas do desafio para chegar com qualidade ao último terço e criar situações de finalização.
56': Cartão amarelo a Filipe Relvas (Portimonense).
55': Livre da meia-direita de Pedro Amador, a bola foi intercetada no ar por um defensor do Portimonense e, na recarga, Madson, de pé direito, não se fez rogado e visou a baliza contrária, mas Vinícius respondeu com eficácia e defendeu para canto.
47': Cartão amarelo a Gonçalo Costa (Portimonense).
46': Substituição no Portimonense, com a saída de Paulinho para a entrada de Paulo Estrela.
Início da segunda parte!
O pontapé de saída nesta etapa complementar foi dado pelo Portimonense.
Intervalo! Moreirense 2 Portimonense 1
Os cónegos vão para o descanso na frente. Maracás e Madson, num curto espaço de tempo, deram o melhor seguimento a duas assistências de André Luís e colocaram o conjunto de Rui Borges a vencer por 2-0. Reagiram os algarvios e, a cinco minutos do intervalo, Carlinhos cruzou da esquerda e Sylvester Jasper, oportuno, à entrada da pequena área, reduziu a desvantagem para a formação orientada por Paulo Sérgio. Quer isto dizer que está tudo em aberto para a segunda parte... Vamos (continuar a) ter jogo em Moreira de Cónegos!
Tempo adicional mínimo: 3 minutos
O lance esteve a ser analisado pelo VAR, mas a decisão inicial do árbitro da partida foi confirmada e o golo contou mesmo.
Golo do Portimonense! 2-1
Carlinhos, já dentro da área, pelo flanco esquerdo, tirou um cruzamento tenso e Sylvester Jasper, à entrada da pequena área, encostou para o fundo das redes da baliza de Kewin. Está relançado o jogo em Moreira de Cónegos!
38': Cartão amarelo a João Camacho (Moreirense).
28': Tenta reagir o Portimonense. Paulinho, já dentro da área, ameaçou o remate, mas no momento em que se preparava para visar a baliza contrária acabou por escorregar e, dessa forma, gorou-se uma possível boa oportunidade de golo para os algarvios.
Golo do Moreirense! 2-0
Assistência de André Luís e Madson, à entrada da área, ligeiramente descaído para a direita, não se amedrontou com a saída de Vinícius, que tentou fazer a mancha, e rematou de forma colocada para o segundo golo dos cónegos.
Golo do Moreirense! 1-0
Cruzamento da esquerda de Madson, André Luís disputou o lance com Filipe Relvas, mas, na recarga, Maracás, oportuno, à entrada da pequena área, não teve contemplações e rematou de pronto para o fundo das redes da baliza de Vinícius. Está na frente o conjunto minhoto.
18': Responde o Moreirense! Passe longo de grande qualidade efetuado por Pedro Amador, da esquerda para a direita, Madson, encostado à linha, recebeu e, ato contínuo, endossou o esférico a Wallisson que, junto ao bico direito da área contrária, tentou a sua sorte, mas o remate saiu por cima da barra da baliza defendida por Vinícius.
17': Novamente o Portimonense a acercar-se da baliza do Moreirense. Desta feita foi Paulinho, de cabeça, a atestar a atenção de Kewin, que encaixou com segurança.
Primeiro quarto de hora marcado pelo equilíbrio, com muitos duelos individuais, pelo chão e pelo ar, maioritariamente disputados na zona central do meio-campo. A única situação de perigo até ao momento foi protagonizada por Hélio Varela, com o extremo dos algarvios, logo aos quatro minutos, a rematar forte e a rasar o poste esquerdo da baliza de Kewin.
4': Grande oportunidade para o Portimonense! Arrancada em velocidade de Hélio Varela pela esquerda e, ainda de longe, o extremo tentou visar a baliza contrária, mas o remate, apesar de muito forte, saiu a rasar o poste esquerdo.
Início da partida!
O pontapé de saída foi dado pelo Moreirense. Os cónegos apresenta-se com o seu equipamento tradicional, com camisola ao xadrez verde e branco e calção preto, já os algarvios jogam com um dos seus equipamentos alternativos, no caso, todo de amarelo.
Equipas já no relvado e perfiladas para bancada central do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Depois da tradicional saudação ao público, a escolha de campo e bola por parte dos capitães antes da bola começar a rolar no recinto minhoto.
Honra seja feita também aos aficionados do Portimonense, que não deixaram de percorrer as centenas de quilómetros do Algarve ao Minho para apoiarem a sua equipa. Não são muitos, é um facto, mas serão, com toda a certeza, bons. E ali estão eles, prontos para puxarem pelos aurinegros.
A tarde está agradável e, como tal, não é de espantar que os adeptos aproveitem para uma ida ao futebol. Estão a compor-se as bancadas do recinto minhoto.
Tendo como termo de comparação a partida da última ronda, em que o Portimonense empatou na receção ao Famalicão (1-1), Paulo Sérgio promove duas mexidas no onze: saem Alemão e Ronie Carrillo, entram Lucas Ventura e Paulinho.
Portimonense (treinador): Paulo Sérgio
Portimonense (suplentes): Kosuke Nakamura, Ricardo Sousa, Moustapha Seck, Davis Silva, Paulo Estrela, Luan Campos, Rildo, Rafael Alcobia e Zinho
Portimonense (titulares): Vinícius; Lucas Ventura, Pedrão e Filipe Relvas; Guga, Carlinhos (C), Dener e Gonçalo Costa; Sylvester Jasper, Paulinho e Hélio Varela
Relativamente ao onze apresentado no empate no terreno do Gil Vicente (1-1), na jornada anterior, Rui Borges, treinador do Moreirense, apresenta três alterações: saem Fabiano, Gonçalo Franco e Kodisang, entram Dinis Pinto, Wallisson e João Camacho.
Moreirense (treinador): Rui Borges
Moreirense (suplentes): Caio Secco, Rúben Ismael, Matheus Aiás, Pedro Aparício, Carlos Ponck, Jeremy Antonisse, Kodisang, Frimpong e Gilberto Batista
Moreirense (titulares): Kewin; Dinis Pinto, Maracás, Marcelo e Pedro Amador; Lawrence Ofori e Wallisson; João Camacho, Alanzinho e Madson; André Luís (C)
Árbitro: André Narciso (AF Setúbal); Assistentes: Vasco Marques e Luís Viegas; 4.º Árbitro: Flávio Duarte; VAR/AVAR: Bruno Esteves e Paulo Brás
Já há equipas oficiais!
A tarde está solarenga no Minho e o relvado do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas parece estar em ótimas condições para a prática do futebol. Vão estando reunidos todos os condimentos para um excelente espetáculo.
O Portimonense está menos consistente. Desde logo, porque tem menos 7 pontos do que o seu adversário de hoje. Mas os 15 pontos já contabilizados pelos algarvios permitem-lhes estar, para já, com relativa tranquilidade. Mas convém não estar tanto tempo sem somar... E, neste capítulo, o último mês não tem sido particularmente profícuo para os comandados de Paulo Sérgio: uma derrota (0-1 com o Casa Pia) e um empate (1-1 diante do Famalicão), ambos para a Liga, desideratos aos quais há ainda a juntar o desaire sofrido frente ao SC Braga (1-4), para a Taça de Portugal. Contas feitas, o último triunfo data já de 11 de novembro, na receção ao Chaves (2-1). Mas também há boas notícias desta jornada para a formação do Sul do país: Vizela e Rio Ave empataram, Gil Vicente perdeu. Tudo equipas que estão mais abaixo na tabela classificativa. Por outro lado, o Arouca ganhou. Mas os jogadores do Portimonense também podem (e devem) olhar para cima. E se o fizerem, aproveitando esse dado para ganharem ainda mais moral para o encontro diante do Moreirense, constatam que Boavista, Estrela da Amadora e Farense somaram empates nesta ronda. O que significa que os aurinegros, em caso de triunfo em Moreira de Cónegos, ultrapassam estas três equipas na pauta classificativa. E, na melhor das hipóteses, podem terminar a ronda no 7.º lugar, caso o Famalicão seja derrotado pelo Estoril. Horizonte que também não deixa de ser agradável...
O Moreirense está na série mais proveitosa da época: vem de três vitórias (diante de Arouca, Vitória de Guimarães e Estrela da Amadora, todas por 1-0) e dois empates (0-0 com o Benfica e 1-1 com o Gil Vicente). Estes 11 pontos somados desde o dia 27 de outubro são metade (22) do registo que os cónegos têm nesta altura. Sendo que, em caso de triunfo esta tarde, os minhotos aproveitam o empate do Vitória de Guimarães no terreno do Boavista (1-1) para ficarem a apenas 1 ponto do rival do Minho. Apetitoso...
Realidades distintas aquelas que estarão frente a frente esta tarde em Moreira de Cónegos. De um lado, a formação da casa, orientada por Rui Borges, que está a realizar uma temporada muito acima das expectativas (porventura até do adepto mais otimista dos cónegos...). Por outro, a turma forasteira, comandada por Paulo Sérgio, que tem oscilado bastante, mas que, ainda assim, está relativamente tranquila na tabela classificativa.
Moreirense e Portimonense entram em campo a partir das 15.30 horas para disputarem uma partida relativa à 14.ª jornada da Liga. A BOLA já está a postos para levar até si todas as incidências deste duelo entre minhotos e algarvios e, como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!