Casa Pia-Moreirense: quem confirma a 'ameaça' de retoma?
Estádio Municipal de Rio Maior é o palco do duelo entre casapianos e farenses, da 11.ª jornada da Liga. (Foto: A BOLA)

ANTEVISÃO Casa Pia-Moreirense: quem confirma a 'ameaça' de retoma?

NACIONAL14.09.202408:00

Gansos começaram mal, mas estrearam-se a vencer na jornada passada; cónegos entraram bem, 'derraparam' e 'reabilitaram-se com empate diante do Benfica

Talvez o duelo entre Casa Pia e Moreirense seja um daqueles que pode ser designado como sendo de tripla. Assim mesmo: à antiga. Expressão popularmente utilizada no tradicional 'Totobola'.

Afinal, olhando ao passado recente das duas equipas, não é fácil perspetivar o que vai acontecer, esta tarde (15.30 horas), no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior, quando gansos e cónegos medirem forças por ocasião da 5.ª jornada da Liga.

Tudo porque os sinais de ambos os contendores são de retoma. Os visitados ganharam uma nova alma com o triunfo da última ronda, diante do Estrela da Amadora (1-0), os forasteiros reagiram bem ao primeiro desaire da época e empataram, depois, frente ao Benfica (1-1). Há, por isso, muitas incógnitas no prognóstico. Pelo que o '1X2' é jogar... pela certa.

CASA PIA

Enfim, uma vitória. Terá sido este o pensamento dos jogadores, treinadores e elementos da estrutura do Casa Pia quando soou o apito final do dérbi lisboeta frente ao Estrela da Amadora. Nessa altura, os comandados de João Pereira tinham colocado fim a uma série de três derrotas consecutivas - Boavista (0-1), Benfica (0-3) e Santa Clara (0-2) - e puderam, então, saborear a conquista de três importantes pontos. E importantes no capítulo classificativo, logicamente, mas também importantes no aspeto mental. Afinal, a equipa corria sérios riscos de reforçar ainda mais a espiral negativa que parecia ter-se dela apoderado.

E esse duelo na Reboleira foi, também, o primeiro esta temporada em que os gansos não sofreram golos. É certo que também só marcaram um - algo que, até aí, ainda não tinham conseguido... -, mas ainda está para nascer o treinador que diga que se importe de ganhar todos os jogos por 1-0. O campeonato é uma maratona e o que conta são os pontos. O resto... é só o resto.

Equipa provável (3x4x3):

Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), José Fonte (6) e Duplexe Tchamba (2); André Geraldes (18), Beni (16), Telasco Segovia (8) e Leonardo Lelo (5); Miguel Sousa (14), Samuel Obeng (77) e Henrique Pereira (52)

Lesionados: Kiki Silva (20) e Clau Mendes (99)

Castigados: -

A antevisão de João Pereira (treinador do Casa Pia):

MOREIRENSE

Dois jogos, duas vitórias. Foi este o pecúlio do Moreirense nas duas primeiras jornadas da Liga, com triunfos diante de Farense (2-1) e Arouca (3-1). Seguiu-se o primeiro desaire, no caso, frente ao SC Braga (1-3), mas a equipa de César Peixoto reagiu bem e na ronda seguinte voltou a somar, na circunstância fruto do empate na receção ao Benfica (1-1). Sendo que o golo dos encarnados surgiu já em período de compensação e de penálti - Marcos Leonardo (entretanto já transferido para o Al Hilal, da Arábia Saudita) selou o resultado final, em resposta ao tento apontado por Lawrence Ofori.

Contas feitas, o Moreirense tem 7 pontos somados em 12 possíveis, registo que pode (e deve) ser considerado (bastante) interessante, ainda para mais se tivermos em linha de conta que dois dos quatro jogos já realizados pelos cónegos tiveram como adversários duas equipas de nível teoricamente superior, como são os casos de SC Braga e Benfica.

Agora, e de volta aos embates contra contendores que oferecem, no plano meramente teórico (nunca é demais sublinhar...), maiores probabilidades de conquista de pontos, então é... ponto assente que a formação de Moreira de Cónegos tem legítimas aspirações em voltar aos triunfos. Até porque, acrescente-se, mesmo não tendo os dois últimos jogos, a verdade é que a formação orientada por César Peixoto deixou uma excelente imagem nos duelos com arsenalistas e águias, reforçando, no fundo, os bons indicadores que já tinha plasmado no início da competição.

Equipa provável (4x2x3x1):

Kewin (40); Fabiano (2), Maracás (26), Marcelo (44) e Frimpong (23); Lawrence Ofori (80) e Rúben Ismael (6); Madson (31), Alan (11) e Jeremy Antonisse (10); Luís Asué (9)

Lesionados: Hernâni Infande (28)

Castigados: -

A antevisão de César Peixoto (treinador do Moreirense):