Espanha: estatísticas de Mbappé apontam para sub-rendimento

Francês assinou cinco golos, mas 'expected goals' apontam que já deveria ter conseguido sete

A forma de Kylian Mbappé neste arranque do Real Madrid tem deixado a desejar e os números sublinham-no. De acordo com o site sofascore, que aplica o critério dos expected goals, ou seja, golos que deveriam ter sido marcados, de acordo com o seu contexto (posição em campo, pé preferencial, número de adversários à frente, etc.), o internacional francês está já a dever dois à formação merengue na liga espanhola.

Mbappé festejou cinco golos contra os 7.03xG que apresenta. Aliás, nos 11.º melhores marcadores da liga espanhola, só o ex-PSG e Raphinha, do Barcelona, estão abaixo do critério, embora o brasileiro se encontre mais próximo do mesmo: os mesmos cinco golos contra 5.62xG. Além disso, o ex-Sporting foi o jogador que mais oportunidades flagrantes criou - 11, duas mais que Yamal (Barcelona) - e mais passes decisivos realizou - 32, mais quatro que Alejandro Baeana.

O avançado do Real Madrid é aquele que mais vez rematou à baliza em todo o campeonato (42), com mais seis que Robert Lewandowski (36), melhor marcador com dez golos e também rei das grandes oportunidades desperdiçadas: oito, contra sete de Raphinha e Thierno Barry (Villarreal), e cinco de Mbappé, e Ezzalzouli e Vítor Roque, ambos do Betis.

Chidera Ejuke, do Sevilha, leva a melhor sobre Lamine Yamal nos dribles bem-sucedidos, com 28 contra 27. Mbappé vem depois, com 23, mais três do que Vinicius Júnior (Real Madrid), Alberto Moleiro (Las Palmas) e Dodi Lukebakio (Sevilha).

Nas assistências, Yamal e Alejandro Baeno (Villarreal) somam cinco, mais uma que Raphinha, Vinicius, Óscar Mingueza (Celta), Antoine Griezmann (Atlético Madrid) e Iñaki Williams (Athletic Bilbao). Mbappé assinou apenas uma.

Gabriel Misehouy, médio do Girona, apresenta a melhor percentagem de passes certos (95.83%), embora a amostra seja pequena. O central sueco Carl Starfelt, do Celta, tem de ser considerado o líder moral desta tabela, com 95.24%, à frente de Ferland Mendy, lateral do Real Madrid (94.83%).

No que diz respeito a guarda-redes, Jan Oblak (Atlético Madrid) e Álex Remiro (Real Sociedad) somam quatro jogos sem sofrer golos, mais um que o português Rui Silva no Betis, Karl Hein (Valladolid), Thibaut Courtois (Real Madrid), Paulo Gazzaniga (Girona), Orjan Nyland (Sevilha), David Soria (Getafe) e Giorgi Mamardashvili (Valência).

Gazzaniga defendeu dois penáltis. Joan García (Espanhol), Jasper Cillessen (Las Palmas), Mamardashivili e Iván Villar (Celta) travaram um cada. O keeper dos catalães domina em defesas na área (27), com Sergio Herrera (Osasuna) a ser o mais proativo em ações fora da mesma (16).