Eriksson: as reações à sua morte
O Benfica deixou mensagem de condolências
Chegou esta segunda-feira a notícia da morte de Sven-Goran Eriksson, aos 76 anos, devido a um cancro do pâncreas. Começam a suceder-se as reações a esta perda no futebol mundial.
A sua última mensagem:
«É com profundo pesar que o Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte de Sven-Göran Eriksson, aos 76 anos de idade. Descanse em paz, Míster», pode ler-se nas redes sociais do Benfica.
Mensagem da Liga:
Aos 76 anos, Sven-Göran Eriksson deixa um legado inesquecível, gravado na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar consigo ao longo de uma carreira brilhante. Com duas passagens pelo SL Benfica, o técnico sueco conquistou três títulos de campeão nacional (1982-83, 1983-84 e 1990-91), uma Taça de Portugal (1982-83) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (1989-90), tornando-se uma figura emblemática na história do clube.
Eriksson orientou ainda clubes prestigiados como o IFK Gotemburgo, AS Roma, ACF Fiorentina, UC Sampdoria, SS Lazio, Manchester City FC e Leicester City FC. Além disso, entrou para a história ao ser o primeiro estrangeiro a comandar a seleção de Inglaterra, destacando-se sempre pelo seu contributo inovador em prol do futebol.
À família enlutada e a todos os amigos, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências.
Declaração da Federação:
Mensagem de condolência de Fernando Gomes, Presidente da FPF, pela morte de Sven-Goran Eriksson: «Foi com grande tristeza que recebi a notícia da morte de Sven-Goran Eriksson, um treinador profundamente marcante para o futebol português.A sua recente passagem pelo nosso País, onde foi homenageado pelo clube que por duas vezes representou em Portugal, o SL Benfica, confirmou o reconhecimento e admiração que toda a família do futebol português teve por ele.À frente do seu tempo, Eriksson destacou-se no Gotemburgo antes de servir o SL Benfica com o sucesso que todos sabemos. Além das suas qualidades e competência como treinador, Eriksson foi sempre uma pessoa amável, amiga e grata. O futebol português também está grato a um verdadeiro cavalheiro do futebol. Despediu-se da vida com a grandeza com que sempre marcou a sua postura.À sua família e amigos e ao SL Benfica, dirijo os meus sentidos pêsames.»
26 agosto 2024, 17:11
Sérgio Conceição despede-se de Eriksson
Foi treinado pelo sueco na Lazio e dedicou-lhe mensagem nas redes sociais
Sporting:
FC Porto:
Federação inglesa:
Príncipe William, também presidente da federação inglesa:
«Triste saber do falecimento de Sven-Goran Eriksson. Encontrei-me com ele várias vezes enquanto treinador da Inglaterra e fiquei sempre impressionado com o seu carisma e paixão pelo jogo. Os meus pensamentos estão com a sua família e amigos. Um verdadeiro cavalheiro do desporto. W»
federação da Suécia:
UEFA:
Presidente da FIFA:
«É com profunda tristeza que tomo conhecimento do falecimento de Sven-Goran Eriksson. Como treinador, foi simultaneamente um grande inovador e um verdadeiro embaixador do nosso belo jogo, tendo vencido competições nacionais em três países europeus diferentes, bem como dois êxitos a nível continental com o Gotemburgo e a Lazio. Com uma influência global, a sua carreira também incluiu o treino de seleções de quatro continentes diferentes, com passagens pela Inglaterra, México, Costa do Marfim e Filipinas.
Como pessoa do futebol, ele sempre liderou com entusiasmo e com um sorriso. Em nome da FIFA e da nossa comunidade mundial, envio as minhas condolências à família e aos amigos de Sven-Goran neste momento difícil»
IFK Gotemburgo:
Roma:
Milan:
Sampdoria:
Leicester:
Inter:
Nápoles:
Chelsea:
Manchester United:
West Ham:
Liverpool:
Atl. Madrid:
Diego Simeone
Bayern Munique:
Lazio:
Stefan Schwarz, antigo defesa do Benfica
«Obrigado, Sr. Eriksson, por tudo o que fez pela família do futebol e pelo jogo bonito! Foi, sem dúvida, um dos maiores e que mais fez pelos valores corretos: fair play, integração, respeito, educação, trabalho árduo e sempre um dos melhores treinadores a vencer e a tornar os seus clubes/equipas campeões. A forma como abraçou os últimos meses/semanas mostra-nos a todos que era muito especial. As minhas condolências à família de Eriksson neste difícil e duro momento! Descansa em paz!»