Era um desconhecido, até que foi beber água e sofreu golo
Mark Flekken sofreu golo caricato em 2018
Foto: IMAGO

CROMO DO EURO Era um desconhecido, até que foi beber água e sofreu golo

INTERNACIONAL08.07.202407:00

Mark Flekken, guarda-redes dos Países Baixos, ligado a um dos golos sofridos mais caricatos de sempre

Mark Flekken regressou a território familiar no Euro 2024. O guarda-redes dos Países Baixos afirmou-se no futebol alemão com a camisola do Friburgo, onde esteve entre 2018/2019 e 2022/2023.

E foi na Alemanha que o guardião neerlandês, ligado atualmente ao Brentford, sofreu um golo que acabou por se tornar viral e correr mundo. Em 2018, na altura no Duisburgo, no segundo escalão do futebol germânico, em jogo frente ao Ingolstadt, Mark Flekken não se apercebeu que o golo da sua equipa tinha sido invalidado e o encontro prosseguira, foi beber água e acabou por ser surpreendido por um ataque rápido do Ingolstadt, sofrendo um golo caricato. Um defesa conseguiu cortar a bola e atrasou-a ao guarda-redes, na esperança que segurasse a bola, mas o neerlandês estava de costas para o jogo, dentro da baliza e a… beber água. Esta distração valeu o empate aos visitantes – o Duisburgo viria a marcar novamente e a vencer o jogo.

A verdade é que o erro não afetou Flekken, que viria a chegar à Bundesliga, onde se destacou no Friburgo e, na época passada, rumou à Premier League, tendo somado 38 jogos com a camisola do Brentford.

Mark Flekken ao serviço do Brentford (IMAGO / Pro Sports Images)

A época de Flekken em Inglaterra valeu-lhe a chamada à seleção dos Países Baixos. Além do jogador do Brentford, Ronald Koeman, selecionador neerlandês, chamou também Justin Bijlow e Bart Verbruggen, que assumiu a titularidade nos cinco jogos que a laranja mecânica já realizou no Campeonato da Europa.

Flekken, de 31 anos, soma sete internacionalizações pelos Países Baixos, sendo o Euro 2024 a sua estreia em grandes competições – Europeus e Mundiais –, pela seleção.

Os Países Baixos derrotaram a Turquia, com uma reviravolta, e avançaram para as meias-finais do Europeu, onde vão defrontar Inglaterra, que eliminou a Suíça nas grandes penalidades.

Este artigo partiu do perfil de Mark Flekken que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.