«Equipa não está  a ajudar Jurásek»
David Jurásek foi utilizado por Roger Schmidt pela última vez no jogo do Benfica com a Real Sociedad, em San Sebastián, a 8 de novembro. Foto: IMAGO

«Equipa não está a ajudar Jurásek»

FUTEBOL06.12.202309:00

Antigo treinador do lateral defende-o; admite dificuldades de adaptação devido a questões de comunicação; aponta debilidades nas águias: «Parece que está a jogar particulares»

Davida Jurásek estará a acusar problemas de adaptação para se impor no Benfica. A convicção é de Karel Jarolim, o treinador responsável por ter transformado o internacional checo em lateral, no Mladá Boleslav, na época 2021/2022.

«É a primeira vez que ele joga no estrangeiro. A comunicação poderá ser um problema, mas não só: a equipa também não está a ajudá-lo», afirmou a A BOLA o antigo selecionador da República Checa (2016 a 2018).

Benfica: Reforços, mas pouco

5 dezembro 2023, 21:18

Benfica: Reforços, mas pouco

A grande diferença na Luz: jogadores que chegaram na época passada tiveram impacto imediato, nesta época o balanço é negativo; investimento foi quase o mesmo: €70 milhões

«Tenho visto o Benfica na Liga dos Campeões e, para ser sincero, parece que está a fazer jogos particulares, não existe um espírito de equipa», continua no juízo crítico.

Karel Jarolim, 67 anos, treinou Jurásek no Mladá Boleslav

Fiquei surpreendido por este início de temporada de Jurásek, esperava que ele se tivesse imposto porque acredito muito no potencial dele.

«Fiquei surpreendido por este início de temporada de Jurásek, esperava que ele se tivesse imposto porque acredito muito no potencial dele. Disse-o no passado e mantenho: em boas condições, ele pode fazer um trajeto semelhante ao de Alexander Bah, que também se transferiu do Slavia Praga para o Benfica», insiste o treinador de 67 anos e antigo internacional pela antiga Checoslováquia sobre o negócio entre os encarnados e o emblema da capital pelo lateral-direito de 25 anos internacional pela Dinamarca.

«Não é mentalmente frágil»

Jarolim caminha no escuro quando fala do percurso dos últimos cinco meses do seu antigo jogador, mas o conhecimento que tem do esquerdino de 23 anos supera qualquer laivo de desconfiança.

Diz que «Jurásek não é um jogador mentalmente frágil, nem sequer é tímido», mas precisará de «apoio» para uma melhor integração. Apoio esse que terá de ser distribuído «por todos». Há algo de que não tem dúvidas: «Se ele superar esta fase, será muito útil ao Benfica

Mostrei-lhe que era melhor para ele recuar no terreno e transformar-se em lateral pelo seu pé esquerdo e pela sua forte capacidade física e atlética. Para o futebol moderno é um jogador ideal, porque é capaz de fazer todo o corredor.

«Lateral de futebol moderno»

A primeira vez que falámos com Karel Jarolim foi em julho, ainda as negociações estavam em curso entre águias e Slavia Praga, clube que viria a receber €14 milhões pelo passe do lateral. Nessa altura o treinador explicou a decisão de transformar um extremo num lateral ofensivo: «Mostrei-lhe que era melhor para ele recuar no terreno e transformar-se em lateral pelo seu pé esquerdo e pela sua forte capacidade física e atlética. Para o futebol moderno é um jogador ideal, porque é capaz de fazer todo o corredor.»

«De início ficou surpreendido, mas expliquei-lhe que era o melhor para a carreira dele. Custou-lhe a adaptação na fase inicial, mas depois correu tudo bem. Há uns tempos ele ligou-me e disse: ‘Você é que sabia!’», lembrou.

Passou-se entretanto quase meio ano e nem nas piores expectativas aqueles que de perto privaram com Jurásek adivinhavam um início de aventura na Luz tão negativo. Se é apenas um problema de adaptação, o tempo o dirá.