Até os checos têm dificuldade em ver Jurásek vingar no Benfica

NACIONAL19.06.202422:00

A BOLA ouviu a opinião de jornalistas checos sobre o lateral esquerdo cedido pelo Benfica ao Hoffenheim

Dos três jogadores vinculados ao Benfica que estiveram na ficha do jogo Portugal-Chéquia, da jornada inaugural do Euro 2024, nenhum entrou em campo no Estádio Leipzig. No caso de António Silva e João Neves já era expectável que não estivessem nas opções de Roberto Martínez, selecionador da equipa das quinas, mas David Jurásek até aparecia com possibilidades de figurar no onze checo, o que não se veio a verificar.

O lateral esquerdo viu assim fugir a oportunidade de mostrar-se frente à seleção portuguesa, mas, de qualquer forma, as portas do Benfica estão fechadas. Jurásek prepara-se para ser emprestado novamente ao Hoffenheim, como A BOLA já escreveu, e o cenário de uma reintegração futura no plantel encarnado parece pouco realista. Até para quem viu um outro lado do jogador.

No Estádio Leipzig, a equipa de reportagem de A BOLA recolheu a opinião de alguns jornalistas checos sobre o lateral esquerdo, a as opiniões convergem: Jurásek tem potencial para mostrar mais, mas dificilmente encaixa no Benfica.

«Penso que o David Jurásek jogou muito bem no Slavia. Era um dos melhores lá. Era particularmente bom a atacar, pois como lateral moderno tens de atacar bem também. Ele fez isso no Slavia, mas a mudança para o Benfica foi enorme, para ele. Talvez tenha sido por isso que não teve sucesso até agora», diz-nos David Carmal.

O jornalista do iDNES.cz não espera muito do esquerdino no Europeu, até pela falta de minutos na última época. Acredita que já potencial, mas num contexto diferente: «Tem potencial. Não sei se para o Benfica, mas pode jogar num grande clube. É um lateral moderno, mas tem de trabalhar os aspetos defensivos, para jogar num clube grande como o Benfica. A atacar está bem, mas a defender tem alguns problemas.»

Jiri Cihak recorda que Jurásek «foi um jogador muito bom na Liga checa e no Slavia, e mesmo antes, no Mlada Boleslav». «Era rápido a aprender, a evoluir. Jogou apenas alguns meses no Slavia e conquistou logo a titularidade na seleção. Ainda assim, foi uma grande surpresa vê-lo dar um passo tão grande, para um dos maiores clubes de Portugal, para uma Liga muito boa», considera este jornalista, também do iDNES.cz

«Claro que ele pode ser melhor. Vai ser melhor, creio. Não estou certo de que terá uma oportunidade no Benfica, pois é um grande clube, com grandes jogadores. Não sei. Ele vai melhorar, vai evoluir, estou seguro disso, mas nesta altura não creio que esteja ao nível do Benfica», acrescenta.

Martin Vait, por seu lado, entende que Jurásek «é um grande jogador», mas «se encaixar num sistema que tire o melhor das suas características». «É perfeito para um clube que jogue um futebol de ataque rápido, que lhe coloquem bolas rápidas na linha para cruzamentos de primeira. Ele é muito rápido no contra-ataque. A questão é que não sei como isso pode ser aplicado no futebol internacional, que é mais lento, no qual não consegues moldar tantos sistemas», sustenta.

«Vimos o melhor do David Jurásek no Slavia, mas não tive oportunidade de ver assim tanto dele no Benfica para dizer se ele consegue jogar ao mais alto nível. Precisa que a equipa técnica veja as suas características, e jogar numa equipa dominante como o Benfica, que está sempre a tentar contornar blocos baixos sempre, na Liga portuguesa, talvez não seja o melhor para ele. Talvez no Hoffenheim consiga desbloquear os seus atributos de outra forma», conclui o jornalista do iSport.cz.