«É uma honra e um privilégio podermos ir ao Estádio do Dragão»
Presidente do Montalegre contente pela oportunidade de defrontar dragões (Foto: CDC Montalegre)

Taça de Portugal «É uma honra e um privilégio podermos ir ao Estádio do Dragão»

NACIONAL22.11.202313:00

Vivem-se dias de entusiasmo na vila de Montalegre, a poucos dias do duelo com o FC Porto; Paulo Viage assume desejo de «fazer do jogo uma festa para as pessoas do concelho»

O Montalegre, do Campeonato de Portugal, desloca-se esta sexta-feira até ao Estádio do Dragão, para defrontar o FC Porto na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Na antecâmara da partida, a expectativa é grande no concelho montalegrense. Para o presidente do clube, Paulo Viage, o sorteio que ditou o confronto com um 'grande' é «um prémio justo para o município, que ao longo dos anos tem ajudado muito todas as associações e todos os clubes do concelho», afirma em declarações a A BOLA.

Embora admita que teria sido preferível receber o FC Porto em Montalegre, o presidente, em funções desde 2009, mostra-se «feliz» pela oportunidade de enfrentar «um dos três grandes». O líder dos barrosões sublinha que é «uma honra e um privilégio poder jogar no Estádio do Dragão», frente a «uma das melhores equipas do mundo». 

Paulo Viage conta que a equipa tem vivido os últimos dias «com grande entusiasmo»: «Temos uma grande vontade de fazer deste jogo um grande dia festa para todas as pessoas do concelho de Montalegre e todos os nossos sócios e simpatizantes», frisa. 

O presidente do emblema que milita no Campeonato de Portugal espera «uma grande moldura no Dragão a apoiar a equipa», e confirma que «já há alguns autocarros cheios e vários simpatizantes a organizarem a viagem até ao Porto». 

A passagem à 4.ª eliminatória perspetiva-se «difícil», embora «no futebol tudo seja possível»: «Não há nenhuma equipa que entre para um jogo derrotada, mas não podemos pensar muito no resultado», admite.

O duelo diante dos dragões marca o segundo confronto contra um dos três 'grandes' nos últimos anos. Em 2018, o Benfica visitou a casa do Montalegre, e teve de suar para passar aos quartos-de-final da prova rainha. Os encarnados, na altura comandados por Rui Vitória, venceram por 0-1, com um golo solitário de Germán Conti, aos 31 minutos.

Montalegre recebeu o Benfica em 2018 (Foto: PAULO SANTOS /ASF)

A reação ao sorteio foi «claramente boa», embora nã estivesse nas cogitações do presidente dos barrosões: ««Não podemos esconder que pretendíamos que o sorteio nos ditasse um dos chamados três ‘grandes’. A nossa vontade e o nosso desejo era que o jogo fosse realizado perante os nossos adeptos, no nosso estádio. O sorteio ditou que o jogo será no Dragão, um estádio emblemático e dos melhores do mundo, contra uma das melhores equipas do mundo. Estamos claramente satisfeitos, não vai o Porto a Montalegre, mas vai o Montalegre ao Porto. É um prémio mais do que justo para a equipa técnica e para os jogadores, sem eles não teríamos chegado a esta fase», vinca.

Apesar da euforia provocada pela febre da Taça, Paulo Viage afirma que o campeonato é o foco principal do Montalegre: «O objetivo do Montalegre no campeonato é claramente lutar pelos dois primeiros lugares, que dão acesso ao play-off de subida à Liga 3. Foi esse o objetivo a que nos propusemos no início da época. O campeonato é a competição mais importante para nós, sem dúvida. Na Taça, vamos desfrutar de um jogo, é um prémio que vamos ter, mas nós não podemos esquecer qual é o nosso principal objetivo, que é regressar à Liga 3», conclui.

O emblema da AF de Vila Real, recentemente despromovido da Liga 3,  ocupa o 3.º posto da Série A do Campeonato de Portugal, ao fim de 10 jornadas.