FC Porto: Sérgio Conceição dominador nos jogos da Taça de Portugal
Sérgio Conceição venceu as duas últimas edições da Taça de Portugal. Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

FC Porto: Sérgio Conceição dominador nos jogos da Taça de Portugal

NACIONAL21.11.202308:00

Registo quase imaculado como treinador do FC Porto na competição; em 41 encontros soma 35 vitórias, 4 empates e 2 derrotas; conquistou o troféu três vezes desde que treina os dragões

Sérgio Conceição sempre disse publicamente que tem um carinho especial pela Taça de Portugal, um troféu que venceu enquanto jogador e por três vezes como treinador do FC Porto. É uma prova onde tem evidenciado um domínio avassalador sobre os adversários, como atestam os números desde que chegou à cadeira de sonho no Dragão. Em 41 encontros, o treinador averba um total de 35 vitórias, quatro empates e somente duas derrotas, com um registo de golos de 112 golos marcados e 28 sofridos. 

Mais um recorde à vista

Neste percurso quase perfeito, a equipa de Sérgio Conceição soma apenas dois desaires, o último frente ao SC Braga, nas meias-finais de 2020/2021, tendo empatado a uma bola na cidade dos arcebispos e perdido 3-2 no Dragão, diante de uma equipa na altura orientada por Carlos Carvalhal. A outra derrota deu-se na sua primeira época ao serviço dos dragões, tendo ganho 1-0 ao Sporting no Dragão e perdido pelo mesmo resultado em Alvalade. Os leões acabariam por ser mais precisos na lotaria dos penáltis e venceram por 5-4. 

Sérgio Conceição ergue a Taça de Portugal, em junho passado, no Jamor. Foto: RUI RAIMUNDO/ASF

Depois de ter ganho três troféus desde que está no FC Porto, Sérgio Conceição pode alcançar um feito inédito no futebol português, o de conseguir conquistar quatro edições da Taça de Portugal pelo mesmo clube. Otto Glória conseguiu essa façanha, mas com os triunfos a ser alcançados no Benfica e Sporting, o mesmo sucedendo com José Maria Pedroto, que também ficou com quatro triunfos. Sérgio Conceição consumou em junho passado o tri face ao SC Braga, clube pelo qual havia obtido a primeira final da sua carreira nos bancos, perdida diante do Sporting na edição 2014/15 da Taça de Portugal (1-3 nos penáltis, depois do 2-2 no final dos 120 minutos). A Taça de Portugal é, sem sombra de dúvidas, uma competição onde tem deixado marca pessoal e na história do FC Porto.