«E só pecou por escasso...»: a crónica do triunfo categórico das Navegadoras
Portugal derrotou a Bósnia no arranque da qualificação para o Campeonato da Europa de 2025. (Foto: Paulo Cunha/EPA)

PORTUGAL 3 BÓSNIA 0 «E só pecou por escasso...»: a crónica do triunfo categórico das Navegadoras

NACIONAL06.04.202400:30

Portugal autoritário venceu a Bósnia no arranque da qualificação para o Europeu; com mais acerto na finalização, goleada podia ter tido outros números

Foram três… podiam ter (bem) mais. Portugal demonstrou uma superioridade a toda a linha e vulgarizou a Bósnia no arranque da Liga das Nações B e, em simultâneo, da fase de qualificação para o Campeonato da Europa, que vai realizar-se no próximo ano, na Suiça.

Quando Carole Costa teve cabeça para inaugurar o marcador, perto da meio hora, já Ana Capeta tinha desperdiçado uma situação flagrante para marcar. Depois da vantagem… foi um vendaval ofensivo das Navegadoras.

Ana Capeta foi a mais perdulária (40, 42 e 45+1’) e Kika Nazareth também cheirou o golo. Haveria de ser uma infelicidade de Gloria Sliskovic, que introduziu a bola na própria baliza, após cruzamento de Jéssica Silva, a dar mais justiça ao marcador antes do intervalo.

A história do domínio português manteve-se durante toda a segunda parte – Patrícia Morais não fez uma única defesa ao longo da partida – e Tatiana Pinto, Joana Marchão e Kika Nazareth poderiam ter aumentado a contenda. Quem não desperdiçou foi Diana Silva que, acabadinha de ser lançada em jogo por Francisco Neto, fugiu bem à marcação contrária após passe em profundidade de Ana Borges e, de primeira, atirou para o 3-0. Foi, literalmente, entrar, rematar e faturar.

As oportunidades de golo sucederam-se até final da partida – Carole Costa esteve muito perto do bis, após canto da incansável Lúcia Alves -, mas o mais importante estava conseguido: a vitória.

O primeiro obstáculo já ficou para trás e o calendário exige, agora, uma recuperação rápida para que na próxima terça-feira, em Malta, Portugal possa somar mais três pontos e continuar o seu caminho rumo ao regresso à Liga das Nações A e à qualificação para o Campeonato da Europa.

Diana Silva a multiplicar por 100

As três equipas já tinham subido ao tapete verde do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, quando as atenções se viraram para Diana Silva. Afinal, ainda antes do apito inicial, a avançada portuguesa – que até começou o jogo no banco de suplentes – foi homenageada pela Federação Portuguesa de Futebol por ter completado, recentemente, 100 jogos com a camisola das quinas. Humberto Coelho, vice-presidente da FPF, entregou a Diana Silva uma placa alusiva à efeméride, momento que foi bastante aplaudido no anfiteatro leiriense. A número 16 acabou por entrar na segunda parte e… marcar um golo.