17 fevereiro 2024, 17:15
Daquelas boas dores de cabeça, Rúben Amorim!
Regresso de Diomande aumenta leque de opções na defesa antes da visita ao Moreirense, mas Eduardo Quaresma tem merecido o lugar
A BOLA falou com os dois treinadores em vésperas de o leão jogar em Moreira de Cónegos
Rúben Amorim vai ter de escolher entre Eduardo Quaresma ou Diomande para a visita ao Moreirense, confirmado o regresso do costa-marfinense.
17 fevereiro 2024, 17:15
Regresso de Diomande aumenta leque de opções na defesa antes da visita ao Moreirense, mas Eduardo Quaresma tem merecido o lugar
A BOLA foi recolher a opinião de Leonel Pontes, ex-treinador dos leões e Ricardo Sousa, que orientou Diomande no CD Mafra.
Diomande terá a concorrência de Eduardo Quaresma. Quem deve jogar com o Moreirense?
Leonel Pontes: «O Diomande já não joga e treina com regularidade há algum tempo, portanto jogar no próximo jogo pode não ser a opção, porque entretanto Gonçalo Inácio e o Eduardo Quaresma estão com rendimento elevado e a equipa está com uma boa organização. O que pode determinar a sua entrada poderá ser, o desgaste fisico ou lesão.»
Ricardo Sousa: «Independentemente da qualidade e da importância do Diomande, depois de ter estado tanto tempo ausente, muito tempo sem jogar no CAN [foi apenas utilizado nos dois primeiros jogos pela Costa do Marfim], é normal que tenha de readquirir aos poucos a sua forma física. Penso que a escolha irá recair no Eduardo Quaresma.»
O que ganha a equipa com um e com outro?
Leonel Pontes: «Eduardo Quaresma pelas suas características começa a desequilibrar pela direita, na progressão com bola, parecendo vertiginosa, sendo um fator surpresa e de desequilíbrio, e o treinador e jogador estão a aproveitar esse potencial. Já marcou um golo e tem criado situações de perigo para o adversário. O Diomande tem muita dificuldade nestes comportamentos sendo um jogador mais posicional, mas mais forte nos duelos no chão e aéreos e com menor qualidade na construção do jogo ofensivo do Sporting.»
Ricardo Sousa: «Eu penso que com o Diomande, a equipa ganha mais agressividade, velocidade e lucidez principalmente na maneira como constrói o jogo de trás para a frente, porque o Diomande constrói muito bem. O Eduardo Quaresma também tem as suas qualidades, apesar de ser um jogador completamente diferente. Acho que os dois estão em patamares completamente diferentes. O Eduardo Quaresma é um miúdo que tem cumprido na íntegra tudo aquilo que tem sido pedido. É normal que nesta fase o Rúben Amorim lhe vá continuar a dar oportunidades.»
Caso Diomande seja transferido, Quaresma tem condições para ser o substituto?
Leonel Pontes: «Apesar de serem jogadores diferentes, jogando em posições idênticas ( 3 posições da defesa), o Quaresma esta preparado para ser o seu substituto.»
Ricardo Sousa: «Tem dito presente em todos os momentos em que é chamado e tem dado garantidas. Quem dá garantias como ele tem dado... É normal que tanto ele como as pessoas ao lado dele sintam que o jogador possa ser a próxima solução na equipa caso o Diomande possa ser vendido.»