FC Porto Dia de Nico
Está a chegar mesmo ao fim o longo processo negocial entre o FC Porto e o Barcelona relativo à transferência de Nico González para o dragão. Com as dúvidas desfeitas a 100 por cento, o médio vai completar esta manhã os exames médicos e se tudo bater certo será apresentado como segundo reforço portista para a nova temporada ainda esta quinta-feira.
Nico González já está há alguns dias na Invicta a tratar dos acertos finais da ligação com os portistas, mas o acordo com o Barcelona apresenta alguma complexidade e face à natureza das negociações a assinatura foi consecutivamente adiada, mas a operação nunca esteve na verdade em perigo e Nico vai mesmo fechar contrato de longa duração com o FC Porto.
As discussões com o Barça conheceram diversos capítulos e o desacordo entre os dois clubes foi notório na fase inicial, sobretudo quando o clube catalão não aceitou a sugestão dos dragões para ser colocada uma opção de compra não obrigatória do passe do médio.
A divergência foi ultrapassada e o acordo está lançado, com a transferência a aproximar-se dos 11 milhões de euros, com o Barça a garantir opção de recompra com valor inicial de 15 milhões de euros mas com aumento progressivo até atingir o valor máximo de 20 milhões. Com esta ação, o clube espanhol mantém em aberto a possibilidade de poder recuperar Nico González a médio prazo para os seus quadros e na verdade a idade do jogador e a margem de progressão justificam toda esta atenção por parte da equipa orientada por Xavi Hernández.
NO OLIVAL PELA PRIMEIRA VEZ
O acordo entre clubes não foi simples de alcançar, portanto, mas o processo negocial envolveu também o próprio Nico González e o médio espanhol teve de adequar a sua folha salarial ao teto dos dragões. A atualização não é relevante e reforça até a vontade do médio em disputar a Liga dos Campeões pelos dragões depois de um ano com alguns sobressaltos na Liga espanhola.
Talvez porque o Valência esteve envolvido até à última na luta pela sobrevivência no campeonato, Nico González teve época difícil em Espanha, mas encontra agora no dragão oportunidade para dar solidez o seu jogo e conquistar por fim uma linha de estabilidade que Xavi Hernández recomendou para a sua carreira.
O novo reforço dos dragões está no Porto desde o início da semana e para manter a forma física recrutou um personal trainer, mas com o regresso dos dragões a casa depois do estágio no Algarve o médio espanhol terá oportunidade de dar muito em breve os primeiros passos com a equipa no centro de treinos do Olival.
Naturalmente, Nico González será uma das atrações dos dragões na apresentação da equipa, marcada para o próximo sábado à noite frente ao Rayo Vallecano.