FC Porto-V. Guimarães, 1-2 Destaques do Vitória de Guimarães: Tiago e Jota calaram o Dragão
Melhor em campo: Tiago Silva (7)
O passe para Jota, naquela que foi a quinta assistência da época, foi fabuloso e deixou o Vitória em boa posição para terminar a jornada colado ao grande rival SC Braga. Mas mais decisiva para a conquista dos três pontos foi a capacidade de dominar todo o centro do terreno, de gerir ritmos e tempos de passe. Uma exibição de uma qualidade tremenda.
Não poderia ter começado melhor o jogo para o Vitória de Guimarães, que nunca dos primeiros lances que conseguiu romper linhas ganhou livre lateral e foi tão venenoso o cruzamento de Tomás Handel que obrigou Galeno a desviar para a própria baliza (11’).
Por essa altura já o meio-campo vimaranense estava em alto rendimento e o passe de Tiago Silva pediu golo e Jota Silva não falhou. O FC Porto ficou um pouco perdido até ao lance de muito perigo em que Bruno Varela evitou que os dragões marcassem (19’).
Até que Namaso assistiu Galeno e o mais novo internacional brasileiro ganhou em velocidade a Bruno Gaspar e Borevkovic e na hora do remate conseguiu afastar a bola de Varela: indefensável.
Dos primeiros 45 minutos fica também a boa estreia a titular de Kaio César. No segundo tempo, Ricardo Mangas entrou bem, mas cedo se lesionou; Tiago Ribeiro e Miguel Maga trouxeram qualidade e Nélson Oliveira capacidade de luta.
Jota Silva esteve a um nível altíssimo e só nos últimos minutos, completamente esgotado, deixou de ameaçar a baliza do Fc Porto.
Bruno Varela (6); Jorge Fernandes (6), Borevkovic (6) e Manu Silva (6); Bruno Gaspar (5), Tiago Silva (7), Tomás Handel (5), João Mendes (6), Afonso Freitas (5); Kaio César (6) e Jota Silva (7). Tomás Ribeiro (5), Ricardo Mangas (5), MIguel Maga (5), Nélson Oliveira (5) e Nuno Santos (5).