Depois de fim de semana de boicote geral, Lineker regressa à BBC

Inglaterra Depois de fim de semana de boicote geral, Lineker regressa à BBC

INTERNACIONAL13.03.202310:24

A BBC anunciou esta segunda-feira que o antigo jogador e agora comentador Gary Lineker vai voltar a apresentar o programa Match of the Day (Jogo do Dia, de análise à jornada da Premier League) depois de ter sido afastado por criticar a nova política de asilo do governo.

Na semana passada, no Twitter, Lineker comparou a linguagem usada para apresentar o plano de asilo do governo com «aquela usada pela Alemanha nos anos 30» do século passado, ou seja, comparou as medidas com a Alemanha nazi.

Lineker foi informado sexta-feira que deveria desculpar-se pelos tweets ou não poderia apresentar o programa. Recusou a fazê-lo e foi retirado do ar, desencadeando uma onda de «greve» de vários especialistas e comentadores.

Na sequência do afastamento de Lineker, vários comentadores fizeram sábado boicote ao programa – como Alan Shearer ou Ian Wright – que acabou apenas por durar 20 minutos com blocos de golos, sem apresentadores, comentadores, ou especialistas - nem sequer o genérico do programa, mergulhando a cobertura do fim de semana no caos.

O diretor geral da BBC, Tim Davie, anunciou que será realizada uma revisão independente das políticas da empresa para as redes sociais para colaboradores, pedindo desculpa ao staff e aos espectadores.

Lineker disse que apoia a revisão e está ansioso para voltar ao ar depois de uns últimos dias «surreais». «Apresento desporto na BBC há 30 anos e mal posso esperar para voltar no sábado», escreveu numa série de tweets, deixando, ainda assim, um tom de desafio:

«Por mais difíceis que tenham sido os últimos dias, não se compara a ter que fugir de casa devido a perseguição ou da guerra para procurar refúgio numa terra distante. É emocionante ver a empatia de tantos de vocês em relação à situação dos refugiados. Continuamos a ser um país de gente predominantemente tolerante, acolhedora e generosa. Obrigado.»

«Além disso, gostaria de agradecer a Tim Davie a sua compreensão durante este período difícil. Ele tem um trabalho quase impossível de manter todos felizes, principalmente na área de imparcialidade. Estou muito feliz por continuarmos a combater juntos», acrescentou ainda.