Dennis Bergkamp homenageado em... nota
Antigo avançado neerlandês, que marcou uma era, vê a sua imagem estampada numa nota única de oito euros
Dennis Bergkamp esteve em dois Mundiais (1994 e 1998), três Europeus (1992, 1996 e 2000), fez 79 jogos com a camisola da seleção dos Países Baixos e marcou 37 golos. Marcou, sem dúvida uma era, tido como um dos mais inteligentes avançados dos anos 90.
O pelouro do Tesouro dos Países Baixos encomendou à gráfica Royal Enschede, responsável pela cunhagem da moeda do país, a produção de uma nota única de oito euros, que incluirá imagens do brilhante golo de Bergkamp, que derrotou a Argentina nos quartos de final do Mundial de 1998, em França, e outra do avançado.
Recorde-se que, a nível de clubes, formado no Ajax, foi em Inglaterra que Bergkamp deu cartas, ao serviço do Arsenal, onde esteve 11 anos. Conquistou a Premier League por três vezes, sendo considerado o melhor jogador da competição em 1997/1998. Fez parte dos Invencibles, a histórica equipa dos gunners que venceu o campeonato sem derrotas, em 2003/2004.
A sua passagem pelo Arsenal ficou ainda marcada pelos grandes golos marcados, com o mais destacado a ser apontado em casa do Newcastle, em 2002, considerado um dos melhores não só da sua carreira, como da própria Premier League.
Idolatrado pelos adeptos, tem uma estátua no Emirates Stadium.
Depois do fim da carreira de jogador, Bergkamp iniciou a de treinador, como adjunto, primeiro nos Países Baixos e depois no Ajax.