Manchester United Defesa recorda estreia de Ronaldo nos 'red devils': «Deu cabo de mim!»
Faz esta quarta-feira 20 anos que Cristiano Ronaldo fez o primeiro jogo com a camisola do Manchester United, depois de se ter transferido do Sporting para os red devils no verão de 2003.
A estreia foi a 16 de agosto, na primeira jornada da Premier League 2003/2004, diante do Bolton, que saiu de Old Trafford goleado por 0-4 mas entrou na história que Ronaldo começaria a escrever sob as ordens de Sir Alex Fergunson.
Para assinalar a data, a BBC foi entrevistar Nicky Hunt, à altura jovem defesa do Bolton, com apenas 19 anos - entretanto já retirado -, mas a quem coube a missão de segurar pela primeira vez o jogador português em Inglaterra.
Nessa partida, Ronaldo entrou ao minuto 61 no teatro dos sonhos e tal como o português também Hunt sonhava em grande nessa partida em que também se estreava pelo Bolton. E o defesa contou à BBC que até ao minuto 61 a partida lhe correu de feição (o United fez o 1-0 aos 34', por Ryan Giggs, e só voltaria a marcar com CR7 em campo). O pior veio depois...
«Quando [Ronaldo] entrou, o meu primeiro pensamento não foi 'estou tramado, vai dar cabo de mim'. Tinha feito uns 70 minutos bons. Estávamos apenas a perder por 0-1 e para mim era apenas mais um jogador. O meu trabalho era ir lá e desarmá-lo. E foi isso que fiz. Varri-o duas vezes. Depois disso... deu cabo de mim!», contou Hunt, que já então percebia que todos os olhares estavam centrados no miúdo português que Sir Alex Fergunson contratara depois de um jogo particular com o Sporting em Alvalade.
«Estávamos a tentar preparar o nosso primeiro jogo e havia uma loucura em torno de um miúdo de 18 anos, quase como se fosse o Maradona. Tentámos ignorar, mas tornou-se cada vez maior. Estava em todos os jornais, nos programas de televisão. Era impossível ignorar. Qualquer pessoa ligada ao futebol estaria a mentir se dissesse que não olhou para aquele lado quando ele foi aquecer. Quando o vi, era incrivelmente magro. Eu era magríssimo, mas ele era ainda mais. Cabelo preto com madeixas loiras, cheio de acne. Estávamos a pensar 'ele é muito jovem, não deve ser tão bom como dizem'. Mas era», contou Hunt, que não mais esqueceu esse 16 de agosto de 2003:
«Foi algo surreal para mim. O dia todo. Era a minha estreia em frente de tanta gente. Fiquei devastado com a derrota, mas o Sam [Allardyce, técnico do Bolton] não pareceu chateado depois do jogo. Disse que estivemos no jogo até aos 75 minutos. Como jogadores, sentámo-nos e olhámos uns para os outros. O adjunto encolheu os braços e sorriu. Todos sabíamos o que aconteceu nos últimos 15 minutos. Não conseguimos fazer nada.»