Deco diz que FC Porto foi «opção» na carreira de dirigente
Deco, Diretor Desportivo do Barcelona. Foto X do Barcelona

Deco diz que FC Porto foi «opção» na carreira de dirigente

NACIONAL13.09.202314:18

O agora diretor desportivo do Barcelona confidenciou que regresso aos dragões esteve em cima da mesa, tal como, de resto, aconteceu com o Fluminense

Deco poderia estar, hoje em dia, na estrutura do FC Porto. A ideia foi transmitida pelo antigo jogador dos dragões numa conversa com os jornalistas espanhóis sobre a nova aventura que tem pela frente: diretor desportivo do Barcelona.

«Depois de sair daqui [Barcelona] continuei o meu caminho, a minha rotina futebolística. Durante 10 anos fui agente e consultor, tive a opção do Fluminense e do FC Porto, e voltar aqui não foi fácil, pois tive de criar uma empresa sólida. Agora, deixei funcionários, pessoas que confiaram em mim, e não é fácil para mim estar no Barcelona. Mais uma vez, é uma responsabilidade muito grande, mas também sei que é um projeto entusiasmante», assumiu o luso-brasileiro, atualmente com 46 anos de idade.

Recorde-se que Deco foi um dos melhores jogadores da história recente do FC Porto, clube que representou durante cinco temporadas e meia e ao serviço do qual contabilizou 229 jogos (48 golos e 92 assistências). O palmarés do antigo médio dos dragões - que foi internacional português em 75 ocasiões (5 golos) - é, também ele, bastante preenchido: três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira, duas Ligas dos Campões e uma Liga Europa.

Além dos inúmeros feitos alcançados ao serviço do FC Porto (onde esteve desde a época 1998/1998 até à temporada 2003/2024), Deco, ou o mágico, como também era conhecido, representou Alverca, Salgueiros, Barcelona, Chelsea e Fluminense. A sua carreira ficou também bastante ligada à Seleção Nacional de Portugal, pela qual logrou participar em dois Campeonatos da Europa (Portugal, em 2004, e Áustria e Suíça, em 2008) e também em dois Campeonatos do Mundo (Alemanha, em 2006, e África do Sul, em 2010).