Daniel Chaves e a estreia oficial do FC Porto: «Orgulho por cada passo histórico»
Técnico azul e branco está confiante num percurso de sucesso ao leme da equipa feminina. (Foto: FC Porto)

Daniel Chaves e a estreia oficial do FC Porto: «Orgulho por cada passo histórico»

Daniel Chaves não esconde a felicidade pelo início das competições oficiais; primeiro desafio ‘a doer’ é diante do Académico de Viseu, para a Taça de Portugal; técnico antevê dificuldades, mas está confiante

A espera está a chegar ao fim. Depois das várias páginas de histórias que já foram sendo escritas nas últimas semanas, depois da criação da equipa feminina do FC Porto, o plantel orientado por Daniel Chaves terá, este domingo, o seu primeiro desafio oficial. Pela frente estará o Académico de Viseu, numa partida referente à primeira eliminatória da Taça de Portugal e que está agendada para as 15 horas.

Na antevisão ao encontro, Daniel Chaves falou sobre a felicidade de iniciar uma nova fase, ainda que a preparação tenha sido algo condicionada pelo flagelo dos incêndios que tem teve um forte impacto na região Norte.

«Começam agora os jogos que nós queremos, os jogos a doer, os jogos a valer pontos e os jogos a valer passagens de eliminatórias. Estávamos com alguma ansiedade para que começassem, pois queremos que a competição comece o mais rápido possível. Apesar do drama dos incêndios, o planeamento da semana foi o normal, mas sempre atentos à qualidade do ar, principalmente no Porto e em Vila Nova de Gaia. Reduzimos o trabalho de campo e aumentámos o trabalho no ginásio também por isso», salientou, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação oficiais dos azuis e brancos.

Apesar de tudo, na forja está, então, um momento único na vida do FC Porto: «Sentimos orgulho por sabermos que cada passo que damos é histórico, mas também nos dá muita responsabilidade tendo em conta as ambições que o clube tem para este projeto. É a isso que também nos tentamos agarrar semana após semana para corresponder às expetativas em relação à equipa. Ainda assim, não podemos querer dar passos maiores do que as pernas.»

Daniel Chaves falou sobre a equipa viseense, dentro daquilo que teve possibilidade de analisar, e diz ter noção das dificuldades que as suas jogadoras terão pela frente, mas mostra-se confiante na resposta portista. «A informação disponível é reduzida, mas dentro daquela informação que conseguimos recolher, o Académico de Viseu é uma equipa que gosta de sair em transições e é bem organizada defensivamente. Temos trabalhado para superar as dificuldades que vamos encontrar», assume o jovem técnico.

Joana Ferreira: «Mostrar o que é jogar à FC Porto»

Uma mensagem de convicção em paralelo com a responsabilidade que é representar o FC Porto. Foi desta forma que Joana Ferreira deu o mote para a estreia da equipa feminina nas competições oficiais.

«A equipa está motivada e tem trabalhado bastante bem. É certo que é uma equipa jovem, mas é muito ambiciosa. Queremos começar bem as competições oficiais, principal este jogo da Taça de Portugal. Estamos ansiosas, mas sabemos que temos uma responsabilidade muito grande porque representamos um clube enorme. Queremos dar o nosso melhor para passarmos à próxima fase», assumiu a defesa-central.

Mesmo que o duelo com o Académico de Viseu seja fora de portas, Joana Ferreira conta com o apoio dos adeptos do FC Porto e garante que o grupo de trabalho vai dar tudo para honrar a grandeza do clube e carimbar o passaporte para a próxima eliminatória da prova rainha: «Vamos jogar fora de casa, mas jogar à Porto também é ter os adeptos connosco, por isso contamos com o apoio deles na nossa caminhada. Temos noção de que vai ser um jogo difícil, pois é uma equipa que também está na Terceira Divisão, mas estamos motivadas e preparadas. Queremos mostrar o que é jogar à Porto e vamos lá para ganhar.»

Jogadoras portistas preparadas para o arranque oficial da temporada. (Foto: FC Porto)