Futebol feminino no FC Porto arranca em força: conheça o dirigente por detrás do projeto
José Manuel Ferreira, diretor do futebol feminino do FC Porto. Imagem: FC Porto

Futebol feminino no FC Porto arranca em força: conheça o dirigente por detrás do projeto

FUTEBOL FEMININO18.07.202417:30

José Manuel Ferreira lidera a secção e esteve seis anos no Leixões. Jorge Moreira, presidente emblema de Matosinhos, traça o perfil do homem-forte do futebol feminino do FC Porto,

O FC Porto já inscreveu a equipa feminina sénior na III Divisão – tinha até segunda-feira para o fazer – e o projeto está em fase adiantada. Os dragões vão apostar em jogadoras da Liga principal  e 2.ª divisão, mas também em jovens com potencial que permitam a concretização da subida com bases sólidas.

José Manuel Ferreira foi o escolhido para dirigir o futebol feminino, sendo este um dos principais compromissos da direção de Villas-Boas, que pretende destacar «o papel da mulher» no desporto. O responsável pela modalidade deixou o Leixões, onde dirigia o futebol de formação e A BOLA foi conhecê-lo melhor.

Jorge Moreira, presidente do clube de Matosinhos, conhece bem o dirigente e, em entrevista a A BOLA, destacou o seu «compromisso e competência» ao longo das últimas seis temporadas.

«José Manuel Ferreira dedicou grande parte do seu tempo aqui no processo de certificação de formação, com compromisso e competência, fazendo com que o Leixões tivesse 89 pontos durante três anos, em que ficamos a apenas um ponto de atingir o nível 5, ou seja, as cinco estrelas. Entretanto, no ano passado perdemos e este ano voltamos a obter, então, a classificação de quatro estrelas. Portanto, é algo que o professor dá demasiada importância. É uma pessoa que está em permanente atualização e tem também o condão de ser um formador com um papel muito ativo.»

Jorge Moreira, reeleito presidente do Leixões em 2022, fez questão de referir que «não houve qualquer tipo de desentendimento com o professor», aquando da sua saída para o Dragão, muito pelo contrário, até porque o dirigente fez «crescer bastante os atletas e equipas» do Leixões.

«No ano passado, o Leixões ficou com o maior número de atletas federados no futebol de formação em Portugal. Este ano ocupa o Top-5 e muito se deve ao trabalho desenvolvido pelo professor. Como em tudo na vida há ciclos e o do Leixões fechou-se. O professor vinha demonstrando algum cansaço e sentido que já tinha dado o seu contributo para o renascer das escolas de formação do clube e da marca ´bebés do mar'.»

José Manuel Ferreira comandará assim, pela primeira vez, o departamento do futebol feminino, um projeto que «também se vai dedicar com afinco e paixão», acredita o dirigente do emblema matosinhense.

«O professor acaba por ser um apaixonado, em especial pelo futebol de formação, e acredito que o mesmo se aplicará ao projeto do futebol feminino. Também o facto de ir para outro clube, com outra dimensão, nomeadamente condições financeiras, poderão ter contribuído para esta vontade de abraçar um novo desafio.»

José Manuel Ferreira junta-se a Jorge Costa, diretor do futebol profissional, José Tavares, diretor geral da formação dos dragões, Pedro Silva, que tem a seu cargo o gabinete de performance do FC Porto e José Maia, diretor do departamento de scouting do FC Porto recrutado ao City Football Group.