Contas do FC Porto: «Tudo isto é um desastre!»
Tiago Silva, jurista, é das vozes mais críticas para com a SAD dos dragões

Contas do FC Porto: «Tudo isto é um desastre!»

NACIONAL15.10.202311:45

Tiago Silva, jurista, alerta para «caminho perigoso» que FC Porto trilha sob a atual gestão. Considera «inadmissível e indecoroso» o pagamento de prémios à SAD

A reação de algumas franjas do universo azul e branco às contas no vermelho do FC Porto está a ser unânime no criticismo à gestão financeira do clube e nas preocupações evidenciadas em relação ao futuro.

Tiago Silva, jurista, tem sido uma das vozes mais ativas nos alertas que tem deixado sobre o caminho a que o FC Porto pode ser conduzido se o panorama financeiro não sofrer uma inversão e teme consequências desportivas no futuro.

«O que me parece é que as contas seguem o caminho perigoso dos últimos anos, com o agravamento do passivo, o aumento dos custos com pessoal, a antecipação de receitas quase total - tirando os 60 M do Otávio foi tudo antecipado já - e o incremento dos capitais próprios negativos», observa, sem perceber o porquê de terem sido atribuídos prémios aos administradores de SAD em situação de falência técnica.

 «A questão dos prémios aos administradores da SAD é incompreensível, como é que uma SAD em situação de falência técnica dá-se ao luxo de distribuir gratificações de quase 2 milhões de euros tendo um prejuízo de quase 50 milhões? É inadmissível e indecoroso para o próprio clube e para os adeptos que vivem com dificuldades para cumprir os compromissos do dia a dia. Verificamos um despautério total dos administradores», critica. 

Outra questão para que Tiago Silva chama a atenção prende-se com as receitas de bilhética dos dragões em comparação com as do rival Sporting.

«Há uma discrepância entre um rival direto, o Sporting, que não tem uma assistência média idêntica e tem receita superior em 3 milhões de euros, isto numa época em que o FC Porto chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões e o Sporting nem da fase de grupos passou», aponta, depois de nas redes sociais ter ido mais longe, deixando a interrogação: «Onde pára o dinheiro?» 

Tudo isto é motivo de preocupação e, garante Tiago Silva, a fatura há de chegar. 

«Mais tarde ou mais cedo vai pagar-se a fatura. O FC Porto vai continuar a ter necessidade premente de receitas e de capitais, e isto mais tarde ou mais cedo vai afetar a prestação desportiva», assegura, deixando aviso à navegação:

 «O FC Porto pode ficar numa situação irreversível se falhar a presença na Liga dos Campeões. São cerca de 60 milhões de euros que deixam de entrar e se com Champions o clube precisa de fazer vendas de 80 ou 90 milhões de euros, sem Champions passa a ter de fazer 150 milhões de euros em vendas… tudo isto é um desastre!»