FC Porto revela quanto rendeu a venda de Diogo Leite
O Relatório e Contas do FC Porto, divulgado nesta sexta-feira, com um resultado líquido negativo de 47,6 milhões de euros, revela também a mais-valia realizada com a venda de Diogo Leite.
De recordar que o Union Berlim, da Alemanha, ativou a opção de compra do central, por 7,279 milhões de euros. Deduzidos os gastos na operação, incluindo a intermediação, os dragões ficaram com 5,733 milhões de euros.
De referir que o Relatório e Contas detalha também os dois negócios realizados já depois do fecho do exercício, a compra de Nico González ao Barcelona e a venda de Otávio ao Al Nassr, mas esses negócios já tinham sido comunicados à CMVM.
O médio espanhol custou 8,4 milhões de euros, sendo que o Barcelona terá direito a receber 40% da mais valia obtida numa futura transferência, para além de que ficou com opção de recompra por 30 milhões de euros, até 30 de junho de 2025. A cláusula de rescisão é de 60 milhões de euros.
No que diz respeito a Otávio, a venda ao Al Nassr foi fechada por 60 milhões de euros, sendo que o FC Porto recorda que «foram renegociados os direitos económicos do jogador que estavam na posse do Coimbra Esporte Clube (32,5%), passando estes para o valor fixo de 12,750 milhões de euros», sendo que «os encargos associados a esta transação já se encontravam imobilizados, aquando da renovação com o jogador em março de 2021».