FPF Conhecida a Seleção Nacional de futebol de rua que disputará Mundial
Foi num repleto Auditório 2 da Cidade do Futebol, em Oeiras, que decorreu a conferência de lançamento da Seleção Nacional de Futebol de Rua, que participará no Campeonato do Mundo dessa variante.
A competição irá realizar-se de 8 a 15 de julho em Sacramento, Califórnia, nos Estados Unidos da América, e a Federação Portuguesa de Futebol associou-se a esta iniciativa, à imagem do que sucedeu em participações anteriores.
Nos dias que antecedem a participação de Portugal no Mundial de futebol de rua, João Vieira Pinto, diretor da FPF e Embaixador para a equipa nacional de futebol de rua, foi o anfitrião do evento, que contou com várias intervenções.
Numa sessão que contou, no final, com uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, João Vieira Pinto tomou a palavra, assim como os representantes das várias entidades presentes.
Entre os responsáveis encontravam-se José Pereira da Costa, pela Associação CAIS, Gonçalo Santos, coordenador do projeto Futebol de Rua na Associação CAIS, ou Domingos Almeida Lima, vice-presidente da Fundação Benfica.
A fundação dos encarnados associou-se ao projeto oferecendo o estágio de preparação da equipa nacional, que se iniciou a 27 de junho no Estádio da Luz, sendo que o mesmo se completa esta quinta-feira, dia 6 de julho.
Gonçalo Santos anunciou, em seguida, a comitiva, que será composta por oito atletas - seis homens e duas mulheres - numa equipa mista que terá Bruno Seco como selecionador nacional e no final o técnico abordou a participação lusa. Bruno Seco destacou a novidade de uma equipa de cariz especial, que contará com homens e mulheres em conjunto pela ambição de uma equipa que sonha sagrar-se "campeã do mundo" vestindo as cores de Portugal.
«O facto de estarem duas mulheres faz com que os homens sejam um pouco mais protetores para com elas. Sendo mais protetores, vão estar mais atentos ao outro e um dos problemas que existe num balneário masculino é que cada um olha mais para o seu 'umbigo'», salienta o técnico nacional, apoiado pelo team manager Rafael Santos, que agradeceu o apoio mediático e estrutural dado pela força das marcas FPF e Benfica, parceiras do projeto.
«Claro que nos dá uma visibilidade muito maior e é um prazer enorme essas entidades estarem associadas ao Projeto Futebol de Rua, para os atletas e também para a Associação CAIS pois consegue ter uma visibilidade maior», reforçou o líder da comitiva que representará o futebol de rua português nos EUA, com o apoio próximo de João Vieira Pinto, antigo internacional e referência do futebol português que, ainda assim, não acompanhará a equipa.
«Aqui está especialmente a componente social e a inclusão que estes jogadores têm tido, não só estes, como também todos os outros, que são várias dezenas de pessoas e atletas que fazem parte do futebol de rua», enalteceu, por fim.