Conceição: a febre, Rafael Leão e a amizade com Inzaghi «antes e depois do jogo»
Treinador do Milan, doente, fez antevisão à final da Supertaça frente ao Inter
Sérgio Conceição acabou de chegar, mas pode já conquistar, esta segunda-feira, o primeiro troféu com o Milan, quando defrontar o Inter na final da Supertaça de Itália, que se está a realizar na Arábia Saudita. Depois de vencer a Juventus na estreia (e o adversário a Atalanta), a final de segunda-feira vai ditar quem fica com o troféu em Milão.
O treinador português, ainda com febre, fez um conferência de imprensa mais curta que o habitual, mas mesmo falou do que significaria vencer já um troféu.
«Espero que a equipa esteja melhor do que eu. Temos um dia de descanso e estamos a preparar-nos para este jogo, contra uma equipa forte, que joga junta há muitos anos. Tudo é difícil, mas nas dificuldades temos de ser homens, não podemos esquecer que todos os adeptos estão a ver-nos. Também não podemos esquecer que temos quatro ou cinco jogadores que não estão na melhor forma», comentou.
O treinador foi questionado sobre a eventual disponibilidade de Rafael Leão, que tem estado a contas com uma lesão numa coxa.
«Há uma sessão de treino esta tarde, vamos avaliar e ver. Definitivamente, ele não está disponível para 90 minutos, tem de ser gerido. Temos de ver primeiro se ele está disponível, depois se joga ou não. Vamos treinar esta tarde e amanhã logo se vê», explicou.
Primeiro dérbi em Itália contra uma das suas equipas enquanto jogador. Sente-se diferente? «Não, tenho respeito por todas as equipas com que joguei. O meu filho [Francisco] joga na Juve, o sentimento é o mesmo, independentemente do adversário: tenho sentimentos pelos meus jogadores, quero preparar bem as coisas para que possam vencer uma equipa forte.»
Conceição foi questionado sobre o reencontro com o treinador do Inter, Simone Inzaghi, depois de momentos de tensão no FC Porto-Inter na temporada 2022/23. Vão dar um aperto de mão depois do jogo?
«Sem dúvida. Há episódios que acontecem durante o jogo, mas há sempre respeito: somos homens do futebol, jogámos juntos e gostamos um do outro. Ele será meu amigo tanto antes como depois do jogo, durante será um adversário», disse. De recordar ainda que em abril de 2023, quando o Inter defrontou o Benfica para a Liga dos Campeões, chegou a falar-se de Conceição… para substituir Inzaghi.
Inzaghi falou de Eriksson, foi Conceição influenciado por ele? «Sem dúvida, muito, tive muitos bons treinadores. O Eriksson tinha uma relação fantástica com os jogadores, nunca o vi zangado, ficava vermelho. Tenho o Sven no meu coração e todos os jogadores dessa equipa. Tive Sacchi e Malesani, adoro Itália e considero-a a minha segunda casa, porque vim para cá quando era jovem e vivi momentos maravilhosos. É um prazer e uma honra ter vindo para Itália para treinar uma equipa histórica como o Milan.»