Com Lima bem afiado na esquerda, o Estrela não perde
Rúben Lima desloca-se em jogo do Estrela da Amadora pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Com Lima bem afiado na esquerda, o Estrela não perde

NACIONAL20.03.202421:49

Amadorenses atravessam boa fase e ainda não foram derrotados com o experiente jogador na sua ala esquerda; chegou em janeiro e desde logo teve impacto positivo na equipa

O Estrela da Amadora realiza, em silêncio e ao pormenor, a preparação para a receção ao Sporting, a realizar de sexta-feira a uma semana, e apesar de o presente fim de semana não reservar competição, em função da paragem competitiva em virtude da data FIFA para a realização de partidas de seleções, não se afigura que os tricolores realizem qualquer jogo-treino nos próximos dias. Face ao elevado desgaste a que o plantel tem estado sujeito, a decisão passa por apenas treinar…e repousar.

Uma medida preventiva tomada pela equipa técnica liderada por Sérgio Vieira, especialmente dedicada em evitar que possíveis debilidades como lesões, que limitaram as escolhas para a equipa em alguns momentos da temporada, possam voltar a suceder. A prioridade passará por preservar a condição física de elementos fundamentais da equipa, como o passou a ser Rúben Lima a partir de janeiro, numa aposta de carreira que parece ter-se revelado acertada em função da sua elevada utilização.

Um contraste absoluto com a realidade que o esquerdino encontrava na primeira metade da época, na qual se encontrava afastado das opções no Famalicão, ao serviço do qual apenas foi utilizado por duas ocasiões entre agosto e janeiro, em nenhum dos casos pela Liga – uma partida pela Taça da Liga e outra pela Taça de Portugal. De um papel residual no Minho, o experiente defensor de 34 anos passou a constituir uma peça-chave na Reboleira, numa aposta imediata para os responsáveis estrelistas.

Em função da conjetura inicial e a confiança absoluta da experiência e conhecimento do jogo de Rúben Lima, este foi imediatamente lançado às feras e não mais deixou de ser opção inicial com um impacto inicial que sucedeu na defesa, integrado no trio de centrais descaído para o lado esquerdo. Rúben Lima revelou-se de grande utilidade enquanto várias das opções para o lugar, Miguel Lopes, Diogo Fonseca e Mansur, não recuperavam na totalidade, e quando estes elementos regressaram à competição passou para a função que lhe é mais familiar.

O experiente lateral assumiu a titularidade na ala esquerda na receção ao Casa Pia e os resultados foram os mais desejáveis para os amadorenses, que venceram o dérbi lisboeta (3-1) e a mantiveram a aposta contra o Famalicão, num regresso ao anterior clube que se pautou pela serenidade e compromisso com a equipa. A mais de uma semana de o Estrela da Amadora receber o Sporting, Lima não terá a titularidade garantida na receção ao Sporting, mas terá certamente marcado pontos nessa luta particular que envolve cinco possíveis opções.

Para a ala esquerda, Sérgio Vieira dispõe do acima referido Mansur, Nilton Varela, João Reis (que recupera de lesão) e ainda Nkanyiso Shinga além de Rúben Lima, que ao dia de hoje estará certamente muito bem colocado para o fazer.