Cinco portugueses em ação na qualificação para a Liga dos Campeões
Imagens do PAOK-Malmo (IMAGO / Bildbyran)

Cinco portugueses em ação na qualificação para a Liga dos Campeões

INTERNACIONAL13.08.202422:50

João Moutinho, Nené, Tomás Silva, Vieirinha e Dinis Almeida deram cartas na qualificação para a prova milionária

Jogaram-se, esta terça-feira, os encontros da segunda mão da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Fenerbahçe, de José Mourinho, caiu perante o Lille, que alinhou com o português Tiago Santos a titular. Porém, desengane-se quem pensa que só nesta partida é que houve participação portuguesa.

Um penálti e a barra fazem Mourinho cair da Champions

13 agosto 2024, 21:04

Um penálti e a barra fazem Mourinho cair da Champions

Fenerbahçe empatou a eliminatória aos 90+1. No prolongamento até ficou em superioridade por expulsão de Mandi, mas depois disso o VAR assinalou castigo máximo e antes do fim Tosun ainda rematou à barra

O jogo que contou com mais presença lusa foi entre o Bodo/Glimt (Noruega) e o Jagiellonia (Polónia). João Moutinho foi titular no conjunto polaco que, no decorrer da partida, ainda fez entrar Nené e Tomás Silva. Depois da derrota caseira, por 1-0, o Jagiellonia não conseguiu reverter a eliminatória a seu favor. Pelo contrário, o atual campeão polaco foi goleado (4-1), fora de portas, pelos noruegueses do Bodo/Glimt.

O autogolo madrugador de Patrick Berg (4') ainda deu esperança ao Jagiellonia, mas esta foi logo desfeita quanto Sondre Fet (34') e Isak Maatta (38') fizeram a reviravolta ainda no primeiro tempo. Na segunda parte, Fet (56') voltou a fazer o gosto ao pé e Kasper Hogh (71') consumou a goleada. Desta forma, o Bodo/Glimt segue em frente e terá pela frente o Estrela Vermelha na derradeira disputa pelo lugar na Liga dos Campeões.

Também houve portugueses na Grécia. Vieirinha deu um ar de sua graça na partida entre PAOK (Grécia) e Malmo (Suécia), que só foi decidida no prolongamento. Depois do empate a duas bolas na suécia, esperava-se que o PAOK usasse o fator casa a seu favor, mas entrou a perder logo aos 10 minutos com golo de Nanasi. O conjunto helénico não baixou os braços e recorreu a Taison (21') e Koulierakis (43') para fazerem a reviravolta.

Reviravolta essa que durou pouco já que, Nanasi bisou, aos 45 minutos, para restabelecer a igualdade. Contudo, a primeira parte estava destinada a ser de tirar o fôlego e, antes do regresso aos balneários, o ex-Benfica e capitão do PAOK, Zivkovic (45+4'), fez o 3-2.

Com cinco golos só na primeira parte, o jogo prometia ser de grandes emoções até ao apito final e, de facto, foi. Numa altura em que Vieirinha já estava em campo para ajudar a defender a vantagem do PAOK, num autêntico golpe de teatro, o Malmo empatou aos 90+7, por Zatterstrom e levou o jogo para prolongamento. Com o psicológico abalado, a formação helénica cedeu e permitiu que Christiansen (99') fizesse o 4-3 para os suecos, confirmando assim a passagem do Malmo à próxima fase. O conjunto da Escandinávia vai defrontar o Sparta de Praga na próxima partida.

Falando em Sparta de Praga, como mencionado, os checos também seguem em frente. O empate a uma bola no terreno do Steaua Bucareste (Roménia) não assustou o conjunto checo que, a jogar em casa, impôs domínio e venceu os romenos por 3-2. Birmancevic (13' e 28') e Haraslin (37') marcaram os golos do Sparta Praga. Olaru (60') e Edjouma (85') ainda ameaçaram uma reviravolta, mas viram o Steaua Bucareste ficar pelo caminho.

Voltando aos portugueses, na Bulgária tivemos o último representante luso desta noite. Dinis Almeida foi titular no Ludogorets (Bulgária), no embate contra o Qarabag (Azerbaijão). O conjunto búlgaro fez um grande jogo na primeira mão ao obter uma vitória por 2-1 fora de portas. Contudo, na sua própria casa, as coisas não correram tão bem e acabaram goleados por 7-2, num jogo que, por incrível que pareça, foi a prolongamento.

Marcaram para o Ludogorets Duah (13' e 23') e, do lado do Qarabag, marcaram Juninho (7'), ex-Estoril e ex-Chaves, Benzia (45+1' e 118'), Patrick Andrade (45+5' e 112'), ex-Moreirense, Bayramov (93') e Xhixha (111'). Os carrascos do SC Braga na edição passada da Liga Europa, seguem agora em frente na eliminatória da Liga dos Campeões e terão pela frente o Dínamo de Zagreb.

O Salzburgo (Áustria) também segue em frente. O adversário do Benfica na última edição da Liga dos Campeões precisou de suar para eliminar o Twente (Países Baixos). O 2-1 obtido pelos austríacos na primeira mão, em casa, foi fundamental já que, nesta partida, o resultado final foi um emocionante empate 3-3.

Kjaergaard (17'), Nene (25') e Moussa Yeo (46') marcaram para os austríacos, enquanto que Hilgers (43'), Van Hoorenbeeck (64') e Steijn (87') marcaram para os neerlandeses. Na próxima partida, o Salzburgo enfrenta o Dínamo de Kiev.

Aproveitando a deixa, vamos falar do Dínamo de Kiev (Ucrânia). Os ucranianos empataram a uma bola na primeira mão, mas, em casa do Rangers (Escócia) foram eles a mostrar quem mandava e venceram por dois golos sem resposta. Para este resultado, muito contribuiu a expulsão de Jefte, por acumulação de amaerlos, que deixou os escoceses reduzidos a 10 unidades no início da segunda parte.

Com mais um elemento em campo, os ucranianos foram superiores e acabaram por vencer o encontro com golos de Pikhalyonok (82') e Voloshyn (84').

Abram alas para o adversário do Lille, que eliminou o Fenerbahçe, de José Mourinho. O Slavia de Praga (República Checa) eliminou o Union St. Gilloise (Bélgica) e vai enfrentar os franceses no jogo decisivo. Na primeira mão, os checos venceram, em casa, por 3-1 e, desta vez, não foi diferente e também voltaram a vencer, mas por um resultado mais curto (1-0). Jurecka (84') marcou o golo da vitória.

Concluindo este apanhado dos jogos da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, o Midtjylland (Dinamarca) é outro dos clubes que segue em frente. Os dinamarqueses empataram a uma bola em casa do Ferencvaros (Húngria), mas beneficiaram da vitória por 3-1 obtida na primeira mão. Cisse (17') abriu o marcador para o conjunto húngaro e Sorensen (50') empatou a partida.

No derradeiro jogo, o Midtjylland terá pela frente o Slovan Bratislava (Eslováquia), que eliminou o APOEL (Chipre). A jogar fora de casa, os eslovacos não foram além do nulo, mas a vitória por 2-0 na primeira mão garantiu-lhes o bilhete para a próxima fase de qualificação para a prova milionária.