Benfica Cinco curiosidades do 38
O Benfica venceu o título da temporada 2022/23 com 87 pontos, mais dois que o FC Porto. Ficam cinco curiosidades sobre os números do campeão.
Melhor ataque
A equipa encarnada terminou o campeonato com o melhor ataque. Marcou 82 golos nas 32 jornadas e apenas oito desses golos foram de penálti. No somatório de todas as competições, o Benfica termina 2022/2023 com 131 golos apontados, a quinta melhor época de sempre da história da águia.
Goleadas
Para o campeonato, as águias venceram por três ou mais golos de diferença em 12 ocasiões. As maiores goleadas dos encarnados na Liga aconteceram à jornada 7, por 5-0 frente ao Marítimo, na Luz, e à jornada 11, também por 5-0, na receção
ao Chaves.
Melhor série
O Benfica entrou a vencer no campeonato frente ao Arouca, por 4-0, e só perderia um jogo na competição à jornada 14, em casa do SC Braga, por 0-3. Ou seja, Schmidt liderou a equipa numa sequência de 13 jogos consecutivos sem derrotas e apenas com um empate, na ronda oito: 0-0 com o V. Guimarães.
Melhor defesa
Os homens liderados por Roger Schmidt alicerçaram a conquista do 38.º campeonato também no registo de melhor defesa. As águias sofreram somente 20 golos, menos dois que o FC Porto. O primeiro golo sofrido surgiu à terceira jornada, na vitória por 3-2 em casa do Paços de Ferreira.
Melhor 'suplente'
Petar Musa, ponta de lança croata de 25 anos do Benfica, foi o suplente que mais golos marcou neste campeonato: sete, em 30 jogos, num total de 645 minutos em campo na Liga; ou seja: pouco mais de um golo a cada 92 minutos. Na época, Musa apontou 11 golos em 42 jogos.