Ceferin reeleito e ao ataque: «A Superliga Europeia converteu-se numa personagem do Capuchinho Vermelho»

UEFA Ceferin reeleito e ao ataque: «A Superliga Europeia converteu-se numa personagem do Capuchinho Vermelho»

INTERNACIONAL05.04.202311:28

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA reeleito por unanimidade para um terceiro mandato de quatro anos, voltou, no congresso da UEFA a decorrer em Lisboa, a fazer mira à Superliga Europeia, garantindo que o projeto, que não saiu do papel, está ‘morto e enterrado’.

«Aqueles que promoveram esse projeto dizem que querem salvar o futebol. A Superliga Europeia converteu-se numa personagem do Capuchinho Vermelho, um lobo disfarçado de avozinha. Enganam quem? Ninguém. São cartéis que querem estar acima da meritocracia e da democracia. É o dinheiro a falar em vez dos títulos. As ligas domésticas devem continuar a ser as pedras angulares do futebol e necessitamos do apoio de todos para proteger o nosso modelo», vincou o presidente esloveno, não se coibindo de atacar diretamente Real Madrid, Barcelona e Juventus, três dos principais impulsionadores da Superliga.

«Há clubes que estão a ser geridos de maneira imprudente. A UEFA baseia-se no mérito desportivo, no futebol europeu não há espaço para cartéis. O futebol não pertence a ninguém, é de todos. O interesse coletivo tem de estar acima dos interesses de três clubes», reiterou Ceferin.