Casa Pia: Regresso ao trabalho já não contou com Beni
Beni Mukendi encaminha-se para o relvado em jogo do Casa Pia pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Casa Pia: Regresso ao trabalho já não contou com Beni

NACIONAL02.01.202416:09

Gansos de volta aos treinos após dois dias e meio de folga, já sem o médio angolano, que se juntou à concentração da seleção para a Taça das Nações Africanas

Após a disputa da partida referente à 15.ª jornada, na qual foi derrotado, em Rio Maior, pelo Sporting de Braga, o Casa Pia decretou dois dias e meio de folga e regressou ao trabalho na tarde desta terça-feira com o plantel praticamente composto, à exceção de uma ausência já prevista. 

Beni Mukendi rumou à concentração da seleção de Angola, que teve lugar no Dubai, onde permanecerá até à partida rumo a Bouaké, Costa do Marfim, onde irá disputar o Grupo D da Taça das Nações Africanas a partir do próximo dia 15.

Beni terá, nesse dia, um importante teste pela frente já que a equipa angolana arrancará a competição defrontando uma das mais poderosas seleções do continente africano, a Argélia, ao mesmo tempo que irá constituir uma baixa importante no meio-campo casapiano, como ainda o último encontro disputado, ante o SC Braga foi claro exemplo.

A influência de Beni voltou a ter clara expressão, apesar de o Casa Pia não ter conseguido evitar o desaire perante os bracarenses. Ainda antes de se juntar à equipa nacional do seu país, o centrocampista alinhou a tempo inteiro e protagonizou uma das prestações mais consistentes da equipa lisboeta, que certamente preferia continuar a contar com os seus préstimos nas próximas semanas…mas terá de aguardar pelo seu regresso e encontrar soluções para a sua substituição.

Fica a dúvida sobre quem poderá ser o herdeiro de Beni – mesmo que provisório - tendo em conta a utilização que o angolano de 21 anos tem merecido desde a chegada de Pedro Moreira ao comando técnico. O médio encontrava-se indisponível na estreia do treinador, na deslocação ao Nacional pela Taça de Portugal, e foi lançado ao intervalo na semana seguinte, na vitória frente ao Portimonense, numa altura em que ainda se encontrava em recuperação a um pequeno problema físico rapidamente debelado.

Beni Mukendi restabeleceu-se na totalidade e, a partir daí, passou a ser fundamental para Pedro Moreira, que lhe garantiu um lugar no onze nos três encontros seguintes, frente a FC Porto, Desportivo de Chaves e SC Braga. A mudança no sistema tático, para 4x4x2, parece ter-lhe assentado na perfeição, com o angolano a formar dupla de meio-campo entre jogadores de perfil 6/8 com Ângelo Neto…e fica a dúvida sobre quem o poderá substituir na próxima segunda-feira, na complicada deslocação a casa do Moreirense.

No imediato, o Casa Pia tem certo que não contará com Beni para Moreira de Cónegos, mas também para as duas jornadas seguintes, que reservarão dois jogos consecutivos em casa para emblema de Pina Manique, frente a Famalicão, no próximo dia 13, e Farense, no dia 20. A partir daí, dependerá do rendimento do médio e de…Angola, visto que a deslocação a Alvalade, para defrontar o Sporting, está marcada apenas para o fim-de-semana entre os dias, 29, 30 e 31. Caso os palancas negras falhem o acesso à fase a eliminar, Beni deverá estar de regresso a tempo de defrontar o leão.