Casa Pia: 4x4x2 parece estar para ficar…mas encontra teste de fogo
Leonardo Lelo (à esquerda) e Ângelo Neto (à direita), celebram um golo obtido pelo Casa Pia pela Liga de futebol. Foto: Casa Pia AC.

Casa Pia: 4x4x2 parece estar para ficar…mas encontra teste de fogo

NACIONAL01.01.202420:27

Nova aposta tática dos gansos foi repetida na receção ao SC Braga e enfrentará um exigente teste na próxima ronda, quando os lisboetas visitarem o Moreirense na próxima segunda-feira

A deslocação do Casa Pia sobre o Desportivo de Chaves, há uma semana (vitória por 3-1), representou o primeiro sinal de uma tendência que se confirmaria este sábado, na receção ao Sporting de Braga (derrota por 3-1): Pedro Moreira confirmou a aposta no 4x4x2 e será este o caminho da sua era no comando técnico do emblema de Pina Manique. Duas plataformas de ensaio para o novo sistema, com adversários diferentes, com resultados bem distintos, com sinais positivos e outros aspetos ainda por aprimorar.

O emblema lisboeta mudou o paradigma, trocando o modelo anterior, das últimas épocas, assente em 3x4x3, por uma filosofia diferente nas suas ideias tanto a defender quanto a atacar. No que à linha defensiva diz respeito, o Casa Pia abandona a linha de três centrais, passando a estruturar uma linha de quatro elementos que, tanto na deslocação a Chaves como na receção ao SC Braga, foi composta por dupla de centrais composta por João Nunes e Nermin Zolotic, com Gaizka Larrazabal na lateral direita e Leonardo Lelo na esquerda.

A existência de mais opções para o setor mais recuado indica que outros elementos ainda se poderão intrometer na luta por um lugar – Duplexe Tchamba e os experientes Vasco Fernandes e Fernando Varela ainda disputam novas oportunidades no eixo, ao passo que Larrazabal e Lelo seguem mais confortáveis nos respetivos postos. André Geraldes, concorrente do espanhol, está lesionado e o esquerdino não tem, para já, alternativa à altura para o seu posto.

Se o quarteto defensivo parece estar a convencer Pedro Moreira, o plano atacante parece sustentar a ideia de que o 4x4x2 será para continuar nas próximas semanas. Se existiam dúvidas sobre se a dupla formada entre Felippe Cardoso e Clayton, compatriotas e companheiros de ataque de perfil semelhante, poderiam resultar em dupla, o entrosamento que ambos revelam entre si parece justificar em pleno a aposta e potenciar ainda mais a capacidade finalizadora de Clayton, o melhor marcador casapiano.

Com Felippe ao seu lado, o camisola 99 apontou três dos últimos quatro golos apontados pelo Casa Pia, tendo bisado frente ao Desp. Chaves e apontado o único golo apontado pelos lisboetas ante o SC Braga, através de uma grande penalidade que o próprio conquistou. O restante golo foi apontado por Tiago Dias, aposta clara do atual treinador e a surpreender numa nova função – esquerdino de pé trocado, pela direita, que parece assentar na perfeição às características.

São, por isso, vários os elementos do plantel casapiano que parecem sair beneficiados com a nova abordagem tática, esperando beneficiar o coletivo com resultados igualmente promissores. Depois de procurar desafiar uma das equipas mais habilitadas do campeonato, como o SC Braga, a próxima segunda-feira colocará novo teste de fogo ao 4x4x2 casapiano, mais concretamente com a sensação do campeonato, o tranquilo Moreirense, sexto colocado na tabela. Um resultado positivo seria, certamente, motivador…