2 julho 2024, 22:03
Demiral foi leão na batalha da bola parada (crónica)
Ex-jogador do Sporting bisou em Leipzig. Kokçu esteve em evidência mas falha quartos de final
Pedro Proença e Luciano Gonçalves na tribuna de Leipzig
LEIPZIG — De regresso à titularidade na Turquia, e logo com a missão de substituir o capitão Hakan Çalhanoglu, Orkan Kokçu entrou no jogo a alta rotação. A prova disso é que viu o cartão amarelo logo aos 11 minutos, por travar Cristoph Baumgartner no corredor central. Perante esta admoestação, aplicada por Artur Soares Dias, o jogador do Benfica ficou logo a saber que falharia uma eventual passagem aos quartos de final. Isso não o impediu, contudo, de fazer uma belíssima exibição, aplaudida pelos adeptos quando abandonou o terreno de jogo,pela linha de fundo, ao ser substituído ao minuto 83, já com bastantes queixas físicas. Kokçu falha assim o duelo dos quartos de final, frente à seleção dos Países Baixos, agendado para Berlim, no próximo dia 6 de julho - tal como Ismail Yuksek). Em sentido oposto, Hakan Çalhanoglu voltará às opções de Vincenzo Montella.
Soares Dias com apoio
O Áustria-Turquia foi o terceiro jogo dirigido por Artur Soares Dias neste Campeonato da Europa, depois do Polónia-Países Baixos e do Dinamarca-Inglaterra, sempre na companhia dos assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, e com Tiago Martins como vídeoárbitro.
Na tribuna de Leipzig, a apoiar Artur Soares Dias, esteve o presidente da APAF, Luciano Gonçalves, e também Pedro Proença. «É inequívoca a confiança da UEFA nos nossos árbitros, que têm respondido sempre com competência e solidez neste Europeu. Artur Soares Dias, Paulo Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Martins estão de parabéns. É um reconhecimento mais do que justo e que só pode orgulhar o nosso País, ao mesmo tempo que reflete o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e pela APAF, em prol da arbitragem portuguesa», disse o presidente da Liga, em declarações reproduzidas por este organismo. «Sei, como ninguém, a exigência física e emocional que é necessária para se ser árbitro ao mais alto nível e para lidar com a pressão dos grandes palcos e das grandes competições. Foi por isso que, mais uma vez, fiz questão de estar presente a apoiar os nossos árbitros», acrescentou Proença, também presidente da European Leagues e membro do Comité Executivo da UEFA
O apuramento da seleção portuguesa para os quartos de final do Campeonato da Europa não condena as possibilidades da equipa de arbitragem liderada por Artur Soares Dias continuar em prova. De recordar, de resto, que a final da edição de 2012 foi apitada precisamente por Pedro Proença, e a seleção portuguesa só caiu nas meias-finais, frente a Espanha.
2 julho 2024, 22:03
Ex-jogador do Sporting bisou em Leipzig. Kokçu esteve em evidência mas falha quartos de final