Kokçu: «Somos grande equipa e podemos derrotar Portugal»
A euforia de Kokçu na vitória de Turquia sobre a Geórgia (foto Imago)

A BOLA NO EURO Kokçu: «Somos grande equipa e podemos derrotar Portugal»

INTERNACIONAL22.06.202409:30

A confiança é alta na comitiva turca, como confessa o médio do Benfica

Quarta e última parte da conversa de A BOLA com Kokçu, agora inteiramente virada para o Euro 2024 e para os sonhos da Turquia no jogo de hoje com Portugal e no que restará do torneio.

- Passemos para o Euro-2024. Muita gente ficou surpreendida com a qualidade do futebol da seleção da Turquia no jogo de estreia com a Geórgia

- Para nós, não foi surpresa. Como equipa, somos uma família, sabemos das nossas qualidades. O nosso capitão Hakan Çalhanoglu é fantástico, o Arda [Guler] tem grande talento, um dos melhores do torneio. Sabemos que somos grande equipa, sabemos que podemos fazer grandes coisas em campo e que podemos jogar bem e derrotar Portugal.

- É no poder ofensivo que está a vossa maior força?

- Segundo as estatísticas fomos a equipa com mais remates no primeiro jogo e com mais posse na 1.ª jornada. Começámos bem e, com Portugal, queremos continuar a exibir-nos assim e vencer.

- No plano oposto, sente que a equipa sente algumas dificuldades na hora de defender, como se viu em alguns momentos com a Geórgia?

- A defesa começa no primeiro momento de contenção, feito pelos atacantes ou pelos médios. Depois do golo anulado, que seria o nosso segundo, a nossa energia baixou um pouco e isso notou-se. Fizemos uma análise cuidada disso e estamos a trabalhar para corrigir esse problema.

Kokçu, 23 anos, internacional turco do Benfica (Imago)

- O que têm sentido com o apoio da enorme comunidade imigrante turca aqui na Alemanha e com as emoções que estão a ser vividas na Turquia?

- Há muitas emoções, claro. Mas cantar o hino nacional no estádio, no primeiro jogo, com todos os nossos adeptos foi especial. Fico arrepiado. E celebrar a vitória com eles é ainda mais especial. Fiquei com pele de galinha.

- Quando falam entre vós de que meta falam neste torneio?

- O nosso objetivo é fazer o melhor que conseguirmos. Não passámos a fase de grupos em 2016 e no Euro-2020. Isso dá-nos uma motivação extra para fazer melhor. A grande meta é passar a fase de grupos e não estabelecemos objetivos a grande distância. É jogo a jogo que pensamos. Já esquecemos o duelo com a Geórgia e agora só pensamos no encontro com Portugal.