30 janeiro 2024, 22:33
VÍDEO: jogador da África do Sul marca golaço de livre e celebra à Ronaldo
Momento de inspiração de Teboho Mokoena ajudou a África do Sul a vencer Marrocos
Marrocos, a equipa-sensação do Mundial-2022, foi eliminado de forma surpreendente (e com um grande golo)
Pouco mais de um ano depois de se tornar na primeira seleção africana de sempre a atingir as meias-finais de um Mundial (deixando Portugal pelo caminho), Marrocos foi eliminado do CAN pela África de Sul, que triunfou por 2-0 e marcou duelo com Cabo Verde nos quartos de final.
Como já é habitual no CAN, a festa começou a ser feita antes do apito inicial, com a chegada da equipa sul-africana ao estádio.
Com jogadores como Achraf Hakimi (do Paris Saint-Germain), Noussair Mazraoui (Bayern) ou Amrabat (Manchester United) no onze, os Leões do Atlas queriam confirmar o seu favoritismo desde cedo. Mas a África do Sul batalhava de igual para igual e o jogo rapidamente ficou muito físico, algo que não beneficiou o estilo mais técnico dos marroquinos.
Graças ao nulo ao intervalo, os bafana bafana começaram a sonhar e marcaram aos 57’, com um golo de Evidence Makgopa – o seu primeiro nesta edição do CAN.
Marrocos aumentou a pressão, mas foi incapaz de incomodar a baliza adversária, até aos 80’, quando um remate de El Kaabi acertou no braço de Mvala na grande área da África do Sul. Só que na conversão da grande penalidade, Hakimi falhou de forma clamorosa ao acertar na trave.
Pouco depois, Amrabat cometeu uma falta próximo do bico da área, viu o cartão vermelho direto e no livro consequente, Teboho Mokoena executou um remate perfeito que confirmou a surpreendente vitória.
30 janeiro 2024, 22:33
Momento de inspiração de Teboho Mokoena ajudou a África do Sul a vencer Marrocos
A África do Sul, que nem marcara presença na última edição da CAN, vai enfrentar Cabo Verde nos quartos de final, partida que se realiza no próximo dia 3 de fevereiro.