CAN: África do Sul termina com sonho de Cabo Verde nos penáltis
'Tubarões azuis' tiveram hipóteses de sentenciar a partida, mas não o fizeram e foram claramente inferiores no desempate por grandes penalidades. África do Sul chega às meias-finais pela primeira vez em 24 anos
O tempo regulamentar foi quase um deserto de oportunidades de golo. As equipas não queriam assumir o risco e só alguns rasgos individuais é que ameaçavam as balizas. A melhor oportunidade nesta fase foi já aos 90+1’, quando Gilson Benchimol, jogador do Benfica B, rematou no coração da área, mas Ronwen Williams fez uma defesa cintilante, desviando a bola para a trave e fazendo assim com que o jogo fosse para prolongamento.
Por seu lado, esta etapa complementar trouxe muita emoção, desde logo, com uma dupla-defesa de Vozinha aos 91’, onde o guardião demonstrou reflexos brilhantes para os seus 37 anos.
Depois, Benchimol destacou-se pelos piores motivos, ao ser demasiado perdulários nas diferentes oportunidades de golo de que dispôs.
Como tal, o vencedor da eliminatória teve de ser decidido no desempate por grandes penalidades, onde Ronwen Williams brilhou ao defender os remates de Bebé, Willy Semedo e Laros Duarte.
A África do Sul chega assim às meias-finais do CAN, onde não estava desde 2000, e vai discutir o acesso à final no próximo dia 7 de fevereiro às 16.00 horas, com a Nigéria.
Recorde as incidências da partida:
Penáltis: Cabo Verde 1-2 África do Sul
'Tubarões Azuis' só marcaram um de quatro penáltis - Ronwen Williams defendeu três. A África do Sul segue para as meias-finais.
Após seis penáltis, só um entrou: o de Teboho Mokoena da África do Sul.
- Cabo Verde é a primeira equipa a marcar um penálti.
Fim do prolongamento: Cabo Verde 0-0 África do Sul
O vencedor da partida será decidido nos penáltis.
115' - Bebé aposta demasiadas vezes nos remates de longa distância - já fez três, todos sem qualquer perigo para a Ronwen Williams.
113' - A África do Sul controla agora a bola, mas o cansaço de ambas as equipas já é bastante notório.
Intervalo no prolongamento: Cabo Verde 0-0 África do Sul
Estes 15 minutos tiveram mais emoção do que os 90 anteriores. Ambas as equipas conseguiram furar as linhas defensivas adversárias e cirar muito perigo. Valeram as defesas dos guarda-redes e o desacerto de avançados para o nulo ainda perdurar
100' - Cabo Verde está a conseguir colocar bolas na frente de ataque, mas os seus avançados estão a ser demasiado perdulários, sobretudo Benchimol, que já perdeu três boas oportunidades em zonas privilegiadas.
95' - Novo falhanço de Benchimol. Já perto da pequena área, o avançado rematou ao lado da baliza.
91' - FANTÁSTICO VOZINHA! O guarda-redes de Cabo Verde faz duas defesas consecutivas absolutamente formidáveis, a remates à queima-roupa.
Começa a 1.ª parte do prolongamento.
Final do encontro: Cabo Verde 0-0 África do Sul
Seguimos para prolongamento. O remate de Benchimol à trave a fechar o encontro foi a maior oportunidade de todo o jogo.
90+1' - BENCHIMOL ACERTA NA TRAVE! O avançado fez um remate forte na grande área, mas Ronwen Williams impediu o golo uma defesa estupenda, demonstrando excelentes reflexos e elasticidade. A equipa de Cabo Verde levou as mãos à cabeça.
87' - Jovane Cabral sai de campo para dar lugar a Gilson Benchimol, jogador do Benfica B.
77' - Jovane atira por cima! É a melhor oportunidade para Cabo Verde na partida: o reforço do Olympiakos rematou em boa posição, mas a bola sai ligeiramente por cima da barra da baliza de Ronwen Williams.
75' - Enquanto parece cada vez mais provável que este jogo vá para prolongamento, a Confederação Africana de Futebol mantém a tradição de eleger o adepto que mais se destaca no estádio - desta vez, é uma cabo-verdiana.
71' - Jogo muito faltoso nesta fase. Cada jogada potencialmente perigosa é cortada com uma infração. O árbitro vai mantendo os cartõs no bolso (só mostrou um a Ryan Mendes na 1.ª parte).
56' - Garry Rodrigues faz o primeiro remate enquadrado de Cabo Verde - o avançado de 33 anos conseguiu progredir com bola, mas acabou por atirar à figura.
55' - O jogo está partido nesta fase e as equipas trocam contra-ataques entre si. No entanto, a ineficácia que cada uma vai demonstrando começa a ser gritante.
53' - Boa jogada da África do Sul, mas mal definida por Makgopa, que tinha quatro colegas dentro da grande área, mas preferiu rematar quando já tinha pouco ângulo.
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: Cabo Verde 0-0 África do Sul
Resultado condizente com as zero oportunidades de golo que houve no primeiro tempo. Nenhuma das equipas quer assumir o risco e só a velocidade de execução de alguns jogadores é que coloca os defesas em sentido. No entanto, ainda só houve um remate à baliza (dos 'bafana bafana').
40' - Quase Ryan Mendes! Boa jogada de Jovane Cabral, que liberta João Paulo e o lateral faz um passe venenoso para o centro da área. Aí, Mendes chega à bola, mas não a consegue dominar e a oportunidade perde-se.
38' - Cabo Verde cresce na partida a cminho do intervalo. A equipa de Bubista vai entrando na área sul-africana com frequência, mas falta definir melhor o remate.
28' - Teboho Mokoena dispôs de um livre em posição frontal para ameaçar o golo, mas o médio acertou na barreira e, na recarga, atirou por cima da baliza.
21' - Os papéis inverteram-se desde o início da partida: a África do Sul é agora dona e senhora do jogo e obriga Cabo Verde a defemder no seu meio-campo.
14' - Atenção Cabo Verde: A África do Sul ganhou espaço entrelinhas e invadiu a área adversária, mas só a falta de engenho de Themba Zwane não resultou num remate que seria certamente perigoso.
10' - Primeiro remate enquadrado é da África do Sul. Teboho Mokoena remata com força, mas à figura de Vozinha.
5' - Cabo Verde assume já a posse de bola e só se joga no meio-campo defensivo da África do Sul. Tubarões Azuis apresentam-se com ataque móvel, com Garry Rodrigues e Jovane Cabral a trocarem de posição regularmente.
Começa a partida!
Rola a bola na última partida dos quartos de final do CAN.
Ryan Mendes tornou-se neste CAN no melhor marcador de sempre de Cabo Verde e, sendo o capitão da seleção, tem sido um dos destaques da mesma.
As equipas já chegaram ao estádio - e com o ânimo habitual no CAN
- O vencedor deste encontro jogará com a Nigéria de José Peseiro, no próximo dia 7 de fevereiro.
Já há onzes!
Cabo Verde: Vozinha; Steven Moreira, Logan costa, Roberto Lopes, João Paulo; Jamiro Monteiro, Kevin Pina, Kenny Santos; Garry Rodrigues, Ryan Mendes, Jovane Cabral.
África do Sul: Ronwem Williams; Khuliso Mudau, Grant Kekana, Mothibi Mvala, Aubrey Modiba; Teboho Mokoena, Sithole; thapelo Morena, Themba Zwane, Percy Tau; Makgopa.
Boa noite. Pode acompanhar aqui em direto a última partida dos quartos de final do CAN: Cabo Verde sonha alcançar as meias-finais pela primeira vez na história, mas para isso terá que vencer a África do Sul, que eliminou Marrocos e venceu o torneio em 1996.