Avançado brasileiro, que viu a saída para o Hellas Verona falhar neste mercado de inverno, foi decisivo para a equipa ultrapassar SC Braga na tabela classificativa, à condição
O Vitória de Guimarães regressou este domingo aos triunfos, ao ganhar na visita ao Vizela (1-0), para a 20.ª jornada da Liga, partida que ficou marcada pela lesão de Bruno Varela (foi rendido por Charles ao intervalo).
Numa primeira parte sem oportunidades flagrantes, o Vitória dispôs das melhores ocasiões, por Jota, que aos 10’ rematou para corte de Escoval e, na recarga, acertou na malha lateral, e por Tiago Silva, que de regresso à equipa assustou Buntic num livre direto (45+5’). Já o Vizela, que estreou quatro reforços no onze, Bruno Costa, Lokilo, Petrov e Domingos Quina, viu este último tentar o golo e ser parado por Bruno Varela (15’).
O segundo tempo começou com grande ocasião para os vimaranenses se adiantarem no marcador, depois de Bruno Costa cometer falta sobre André Silva na área, mas, chamado a marcar o penálti, Tiago Silva falhou o alvo, rematando por cima (52’). O jogo dividiu-se, mas nova ameaça pertenceu aos visitantes: Jota Silva viu a bola tocar na barra antes de sair (72’).
A persistência dos conquistadores daria frutos aos 80’, com uma cabeçada certeira de André Silva, a corresponder da melhor maneira a um passe de Ricardo Mangas. O Vizela ainda ameaçou o empate, mas Charles negou o golo a Petrov (87’). Já na compensação, Jota Silva poderia ter acabado com o jogo mais cedo, mas Buntic defendeu (90+1’).
O Vitória regressou assim aos triunfos e ultrapassou o SC Braga na tabela, à condição (4.º lugar com 39 pontos, mais dois que os guerreiros do Minho, que jogam esta noite). Já o Vizela continua como último classificado, com 13 pontos.
Final do jogo.
O Vitória de Guimarães venceu este domingo em Vizela, regressando aos triunfos na Liga. André Silva marcou o golo decisivo, de cabeça, aos 80 minutos, depois de a equipa ter falhado penálti no início da segunda parte, por Tiago Silva (52').
90+1' Jota Silva quase a matar o jogo: Buntic não deixou.
87' Rondou o empate em Vizela: Petrov viu disparo defendido por Charles.
83' Tenta reagir o Vizela, mas o remate de Samu sai ao lado.
80' Golo do Vitória de Guimarães, por André Silva. A assistência é de Ricardo Mangas.
77' Na sequência de um canto, Jota Silva cabeceia perigoso ao primeiro poste, Buntic defende! Na insistência, Tomás Ribeiro cabeceia e Escoval corta.
72' Tiro de Jota Silva ainda tira tinta à barra da baliza de Buntic.
64' Tiago Silva atirou por cima.
52' Chamado à marcação do penálti, Tiago Silva remata por cima.
50' Penálti para o Vitória de Guimarães. O árbitro assinala falta de Bruno Costa sobre André Silva.
47' Jogada perigosa de Jota Silva é travada em falta por Jota, que vê cartão amarelo.
Charles, ex-Vizela, vai a jogo, substituindo Bruno Varela, por lesão.
Início da segunda parte.
Intervalo.
Escassas oportunidades flagrantes na partida, mantém-se o nulo no marcador.
45+5' Livre de Tiago Silva causa calafrios junto da baliza de Buntic, que defende.
45+1' Na sequência do canto, a bola sobra para Nuno Santos, que remata ao lado.
45' Nuno Santos remata, a bola sofre desvio num defesa e vai para fora.
39' Jota cruza rasteiro para André Silva, Escoval corta para canto.
32' Tiago Silva, de fora da área, falha o alvo.
28' Jota tenta o golo, servido por Nuno Santos, mas o remate de pé esquerdo sai ao lado.
21' Jogo parado para assistência a Bruno Varela, com queixas na coxa direita. Charles já aquece.
20' Tiro de Lokilo acerta em cheio num defesa vimaranense.
15' Domingos Quina tenta o golo, mas o disparo frontal à baliza sofre desvio e acaba nas mãos de Bruno Varela.
10' Jota atira à baliza, Escoval corta, e na recarga o atacante do Vitória acerta na malha lateral. Tudo começou numa desatenção de Jota, aproveitada por André Silva.
8' Novo remate de Mangas desvia em Tomás e vai para fora.
2' Remate de Mangas, muito por cima.
Começou o jogo em Vizela.
As equipas já estão no relvado.
No conjunto de Álvaro Pacheco, apenas uma alteração em relação à última jornada: Tiago Silva regressa às opções iniciais, em detrimento de Zé Carlos.
Na equipa de Rubén de la Barrera, destaque para a estreia de quatro reforços: Bruno Costa, Lokilo, Domingos Quina e Petrov.
Suplentes do Vizela: Ruberto, Anderson, Jardel, Mendez, Ba-Sy, Dylan, Abdul Awudu, Busnic e Soro
Suplentes do Vitória de Guimarães: Charles, Miguel Maga, Manu, João Mendes, André, Adrian Butzke, Zé Carlos, Afonso e Nélson Oliveira
Onze do Vizela: Buntic; Tomás, Jota, Escoval e Orest Lebedenko; Samu e Bruno Costa; Lokilo, Diogo Nascimento e Domingos Quina; Petrov
Onze do Vitória de Guimarães: Bruno Varela; Jorge Fernandes, Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva e Ricardo Mangas; Jota Silva, André Silva e Nuno Santos
O encontro entre Vizela e Vitória de Guimarães vai mesmo realizar-se. O jogo está agendado para as 15.30 horas, não está descartada uma ligeira alteração do pontapé de saída, de qualquer modo a realização da partida não está em causa.
Apesar das incertezas sobre a realização dos jogos agendados para este domingo, depois do adiamento do Famalicão-Sporting e do Leixões-Nacional, por motivos relacionados com o policiamento, o dérbi do Minho deverá mesmo ter lugar em Vizela. Neste momento já estão presentes no local elementos da GNR.
Ministro da Administração Interna disse que vão ser participados ao MP indícios que possam ligar insubordinação a atos extremistas; abertos inquéritos ao cancelamento dos jogos Famalicão-Sporting e Leixões Nacional
Recorde as principais ideias dos treinadores das duas equipas, nas respetivas conferências de Imprensa de antevisão ao jogo desta tarde.
Álvaro Pacheco fez a antevisão do jogo contra o Vizela
O Vizela recebe este domingo o Vitória de Guimarães, em encontro referente à 20.ª jornada da Liga. Os anfitriões vêm de três derrotas (Boavista, 1-4, Sporting, 2-5, e Arouca, 0-5), enquanto os visitantes procuram reagir ao deslize com o Gil Vicente (0-1), que os desviou da rota dos triunfos.