Vizela-V. Guimarães: visita ao passado com sede de vitórias
Vitória ganhou o jogo da primeira volta, por 2-0 (Foto: FC Vizela)

ANTEVISÃO Vizela-V. Guimarães: visita ao passado com sede de vitórias

NACIONAL04.02.202408:45

Álvaro Pacheco volta à antiga casa, de olhos postos no regresso aos triunfos, frente a um adversário no fundo da tabela a precisar urgentemente de pontos

Vizela e Vitória de Guimarães defrontam-se este domingo, em jogo a contar para a 20.ª jornada da Liga, com o mesmo objetivo: regressar às vitórias.

No fundo da tabela, com 13 pontos (os mesmos do Chaves), os vizelenses precisam urgentemente de subir na classificação, colocando ponto final numa série de três derrotas consecutivas, contra Boavista (1-4), Sporting (2-5) e Arouca (0-5).

Já os conquistadores procuram responder ao deslize diante do Gil Vicente (0-1) para espreitar o 4.º lugar do campeonato, numa partida que marca o regresso do treinador Álvaro Pacheco a casa do primeiro clube que treinou no escalão principal.

No dérbi minhoto, Rubén de la Barrera espera uma reação positiva do Vizela. «Temos de acabar com este estado e conquistar três pontos para convencer-nos de que somos uma boa equipa», disse o técnico, garantindo ainda que os reforços de inverno «chegaram em condições ótimas e dispostos a ajudar e farão parte da lista de convocados».

Do lado dos visitantes, Álvaro Pacheco defendeu que o «objetivo é regressar aos triunfos, fazer os 39 pontos» frente a um adversário que o marcou: «O meu foco é sermos capazes de regressar às vitórias, num jogo que é especial.» Quanto ao mercado, o treinador falou da saída falhada de André Silva, garantindo que «está disponível e não pode ser prejudicado».

Recorde-se que no jogo da primeira volta foi a turma de Álvaro Pacheco a conquistar os três pontos, com uma vitória por 2-0 em Guimarães.

O histórico entre as duas equipas mostra clara vantagem para o conjunto da cidade berço, com 10 triunfos e três derrotas em 13 jogos, contabilizando todas as provas. No entanto, é preciso recuar quase 40 anos para encontrar a última vitória dos vimaranenses em Vizela para a Liga: 2-1 a 16 de setembro de 1984.

Onze provável do Vizela: Buntic; Hugo Oliveira, Anderson, Jota, Escoval e Orest Lebedenko; Dylan, Méndez, Soro e Diogo Nascimento; Ba-Sy

Onze provável do Vitória de Guimarães: Bruno Varela; Jorge Fernandes, Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Zé Carlos e Ricardo Mangas; Jota Silva, André Silva e Nuno Santos