Boavista-SC Braga: no meio da crise, quem sai por cima?
(Foto: MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA)

Antevisão Boavista-SC Braga: no meio da crise, quem sai por cima?

NACIONAL26.02.202408:00

Panteras e guerreiros degladiam-se esta segunda-feira, no Bessa

O Boavista recebe o SC Braga esta segunda-feira, a partir das 20.15 horas, em duelo a contar para a 23.ª jornada da Liga.

Atravessando os dois conjuntos uma fase negativa, tendo em conta os objetivos de cada um, tanto os axadrezados como os arsenalistas vão querer dar uma resposta positiva já esta jornada.

Do lado boavisteiro, o desaire na ronda transata, em Chaves, deixou mossa anímica no plantel, até pela superioridade numérica em relação aos flavienses que acabou por não ser aproveitada.

Recorde os melhores momentos da visita do Boavista a Trás-os-Montes, na jornada 22:

Com uma inconstância evidente em termos de resultados - nas últimas três jornadas soma uma vitória, um empate e uma derrota -, a formação orientada por Ricardo Paiva procura o regresso feliz a casa, onde levou a melhor sobre o Estoril (2-1) há duas rondas atrás.

Já os minhotos, na ressaca de um triunfo amargo em Baku, que ditou a eliminação da Liga Europa, querem aproveitar o deslize do rival Vitória de Guimarães, que perdeu em casa diante do Casa Pia, na batalha pelo quarto lugar.

A equipa de Artur Jorge, refira-se, soma mais pontos fora de casa do que na Pedreira: 22 contra 21.

Histórico de confrontos

Um clássico do futebol português. Assim pode definir-se o encontro entre Boavista e SC Braga. Ao todo, defrontaram-se por 103 vezes no principal escalão, sendo que a vitória sorriu 40 vezes às panteras e 39 aos guerreiros. Batalha extremamente equilibrada.

Em partidas no Bessa, os axadrezados ampliam o domínio sobre os bracarenses: 26 triunfos contra 11. O emblema boavisteiro está invicto há três partidas, sendo que a última derrota diante dos minhotos em casa remonta a 2020 (1-4).

No duelo da primeira volta, disputado na 6.ª jornada, a equipa de Artur Jorge goleou (4-1), num jogo em que Seba Pérez foi expulso aos 31 minutos. Petit ainda comandava as panteras.

Boavista

Sistema tático: 4x3x3

Onze provável: João Gonçalves; Salvador Agra, Sasso, Rodrigo Abascal, Bruno Onyemaechi; Makouta, Seba Pérez, Reisinho; Bruno Lourenço, Martim Tavares e Robert Bozenik.

Lesionados: Luís Santos, Luís Pires, César Dutra e Augusto Dabó.

Castigados: Pedro Malheiro

Figura: Seba Pérez

O capitão boavisteiro tem sido peça fulcral na manobra da equipa, tanto na era Petit como agora, com Ricardo Paiva ao leme. Quererá redimir-se do encontro da primeira volta, na Pedreira, onde acabou expulso, ainda na primeira parte. A parceria formada com Makouta no miolo parece inquebrável.

O que disse Ricardo Paiva na antevisão à partida: «Esperamos um Braga forte, capaz de criar dificuldades longo dos 90 minutos, tem o terceiro melhor ataque do campeonato, é uma equipa com variadíssimas soluções e que nos causará vários problemas para os quais procurámos prevenir-nos ao longo da semana. Relativamente à questão do jogo da UEFA, durante a semana, uma equipa da valia do SC Braga, com as soluções ao seu dispor, não me parece que tenha problema em apresentar um onze forte, capaz de trabalhar em cima das suas ideias e de criar os tais problemas que eu referi há pouco.»

SC Braga

Sistema tático: 4x2x3x1

Onze provável: Matheus; Víctor Gómez, José Fonte, Niakaté e Cristián Borja; Vítor Carvalho e João Moutinho; Roger Fernandes, Rodrigo Zalazar e Bruma; Simon Banza.

Em dúvida: Ricardo Horta

Castigados: Álvaro Djaló

Figura: Simon Banza

Depois de um período em que desfalcou os arsenalistas, por ter ido representar o Congo no CAN, o ponta de lança voltou imediamente ao que sabe fazer melhor: marcar. Fez três golos nas três partidas desde o regresso. Luta pelo título de melhor marcador da Liga, estando apenas a um golo de Gyokeres.

O que disse Artur Jorge na antevisão ao jogo: «O Boavista vem de uma derrota em Chaves e tem o seu jogo assente em quatro defesas que até pode alterar para jogar connosco, face a algumas das suas ausências. Tem um espírito muito competitivo, com jogadores de qualidade, com dois médios de trabalho intenso, ainda extremos que podem jogar nos dois lados. Temos de contrariar as dinâmicas do adversário e colocar a nossa qualidade em campo para sairmos com a vitória.»

Artur Jorge: «Não podemos falar de espiral negativa»

25 fevereiro 2024, 13:33

Artur Jorge: «Não podemos falar de espiral negativa»

Treinador do SC Braga voltou a lamentar a eliminação no playoff da Liga Europa; ainda apontou o caminho para os 12 jogos que restam no campeonato; problemas defensivos têm sido um problema durante toda a temporada.