Portimonense goleia no Bessa
Alvinegros têm (muitos) motivos para sorrir no duelo diante dos axadrezados. (Foto: HUGO DELGADO/LUSA)

Portimonense goleia no Bessa

NACIONAL28.01.202414:30

Fim do jogo!

O Portimonense vence no Estádio do Bessa, por 1-4.

90+2': Remate frontal de Luís Santos para excelente intervenção de Kosuke Nakamura.

Cinco minutos de tempo adicional mínimo

87': Remate frontal de Tiago Morais, ligeiramente por cima da barra da baliza de Kosuke Nakamura.

85': Substituição no Boavista, com a saída de Filipe Ferreira para a entrada de Martim Tavares.

83': Cartão amarelo a Dener (Portimonense).

82': Dupla substituição no Portimonense, com as saídas de Hélio Varela e Sylvester Jasper para as entradas de Luan e Ronie Carrillo.

77': grande oportunidade para o Portimonense! Desentendimento entre João Gonçalves e Sasso, com Lucas Ventura, já dentro da área, a rematar a rasar o poste direito de baliza axadrezada.

76': livre direto batido por Gonçalo Costa e defesa atenta de João Gonçalves.

75': cartão amarelo a Rodrigo Abascal (Boavista).

72': cartão amarelo a Hélio Varela (Portimonense).

69': substituição no Portimonense, com a saída de Hildeberto Pereira para a entrada de Gonçalo Costa.

GOLO DO BOAVISTA! REDUZ PARA 1-3!

68': Canto da esquerda batido por Tiago Morais e Makouta, ao primeiro poste, cabeceia para o fundo das redes da baliza algarvia. 1-3.

58': Livre de Salvador Agra, com o extremo a preferir não rematar diretamente à baliza e a optar por solicitar Pedro Malheiro, à direita. O internacional sub-21 português, já dentro da área, tentou a sua sorte, mas a bola ganhou muita altura e o tiro do número 79 não ofereceu qualquer perigo a Kosuke Nakamura.

55': Pontapé de canto batido por Salvador Agra do lado direito e Sasso, junto à marca de penálti, atacou bem a bola, mas o cabeceamento do defesa-central boavisteiro saiu ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Kosuke Nakamura.

53': Bela oportunidade para o Portimonense dilatar ainda mais a vantagem! Hélio Varela fugiu pelo corredor esquerdo e, já depois de entrar na área, tirou um cruzamento quase perfeito para o desvio de Sylvester Jasper, que estava já dentro da pequena área, mas João Gonçalves agiu de forma imediata e foi ao relvado agarrar o esférico.

48': Remate de meia distância de Pedro Malheiro, de pé esquerdo, mas um voo vistoso e eficaz de Kosuke Nakamura impediu que o tiro do lateral-direito axadrezado seguisse na direção da baliza.

46': Substituição no Boavista, com a saída de Miguel Reisinho para a entrada de Bruno Lourenço.

Início da segunda parte!

Pontapé de saída dado, agora, pelo Boavista. Os axadrezados vão tentar marcar cedo para tentarem reentrar na discussão pelos três pontos.

Intervalo! Boavista 0 Portimonense 3

A eficácia a ditar leis no Bessa. Os axadrezados até têm tido maior domínio, foram criando algumas situações de finalização, mas a mira dos jogadores do Boavista tem estado permanentemente desafinada. Ao invés, o conjunto orientado por Paulo Sérgio, apresenta-se com uma boa organização defensiva e uma assinalável dinâmica no meio-campo, mas a chave para esta vantagem gorda reside maioritariamente na eficácia. Hélio Varela (18') agradeceu a assistência de Carlinhos para abrir o ativo, Sylvester Jasper (26') também não se fez rogado a nova assistência do médio brasileiro e aumentou a contenda, sendo que, depois de dois passes de morte, eis que Carlinhos fez, também ele, o gosto ao pé: aos 35 minutos, na transformação perfeita de um livre direto, o número 11 dos algarvios selou o 3-0 que se verifica ao intervalo. Os jogadores do Boavista recolheram aos balneários debaixo de um coro de assobios dos mais de 6 mil espectadores que estão presentes no Estádio do Bessa, e será preciso uma etapa complementar de nível superlativo para que os comandados de Ricardo Paiva consigam dar a volta ao texto...

Dois minutos de tempo adicional mínimo

44': Remate de fora da área de Sylvester Jasper para defesa atenta de João Gonçalves.

Confirma-se a boa casa no Estádio do Bessa: 6.917 espectadores assistem ao vivo ao Boavista-Portimonense.

40': Enorme oportunidade para o Boavista! Cruzamento da meia-direita de Pedro Malheiro e Miguel Reisinho, no coração da área, rematou de primeira, de forma até ligeiramente acrobática, mas as intenções do número 10 das panteras esbarraram no poste direito da baliza de Kosuke Nakamura.

39': Pontapé de canto batido à esquerda por Tiago Morais, a bola foi aliviada pela defensiva algarvia, e Seba Pérez, à entrada da área, tentou visar a baliza contrária, mas o remate do capitão do Boavista saiu por cima da barra.

37': Responde o Boavista, mas, mais uma vez, sem sucesso! Salvador Agra, já dentro da área, descaído para o flanco esquerdo, remata forte, cruzado, mas a bola saiu ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Kosuke Nakamura.

Golo do Portimonense! 0-3

Carlinhos, de livre direto, atira a contar e aumenta (ainda mais) a vantagem dos alvinegros. Aos 35 minutos, o Portimonense venceu por claros 3-0 no reduto do Boavista!

34': Cartão amarelo a Sasso (Boavista).

31': Grande oportunidade para o Boavista! Remate de Salvador Agra, à entrada da área, para grande defesa de Kosuke Nakamura, sendo que a trajetória da bola, mesmo depois da intervenção do guarda-redes japonês do Portimonense, seguiu na direção da baliza, sendo que, nessa altura, Filipe Relvas, em cima da linha de golo, impediu os axadrezados de reduzirem a desvantagem.

27': Responde o Boavista! Robert Bozenik, no coração da área, remata forte, mas Kosuke Nakamura, atento, foi ao relvado e agarrou com segurança.

Golo do Portimonense! 0-2

Perda de bola de Miguel Reisinho no círculo central do meio-campo, Carlinhos endossou, de imediato, o esférico a Hildeberto Pereira, com o número 10 a galgar alguns metros com a bola controlada e, depois, vendo a desmarcação de Sylvester Jasper pela direita, assistiu na perfeição o extremo búlgaro que, de primeira, rematou para o fundo das redes da baliza axadrezada. Aos 26 minutos, os algarvios dobram a vantagem no Bessa...

Golo do Portimonense! 0-1

Assistência de Carlinhos e Hélio Varela, já dentro da área, descaído para o flanco esquerdo, rematou cruzado, com o pé esquerdo, e colocou bola no fundo das redes da baliza defendida por João Gonçalves, que pareceu mal batido. Aos 18 minutos, o Portimonense adianta-se no marcador no Estádio do Bessa.

Partida interrompida para ser prestada assistência médica a Hélio Varela. O extremo do Portimonense queixa-se de problemas no joelho esquerdo.

Primeiro quarto de hora cumprido no Bessa ainda sem uma clara oportunidade de golo. As duas equipas estão, para já, encaixadas taticamente, com a maior parte dos duelos a serem disputados no setor intermediário.

8': Robert Bozenik, ainda dentro do seu meio-campo defensivo, viu Kosuke Nakamura adiantado e tentou dali mesmo a sua sorte. O remate do ponta de lança internacional eslovaco do Boavista saiu, porém, bastante ao lado do poste direito da baliza defendida pelo guarda-redes japonês do Portimonense.

6': Carlinhos tentou a sua sorte do meio da rua, mas o remate do médio brasileiro saiu sem a direção desejada e a bola acabou por se esgueirar... pela linha lateral.

3': Robert Bozenik, dentro da área, ligeiramente descaído para o flanco direito, tira um cruzamento/remate que obriga Kosuke Nakamura a estirar-se ao relvado e a socar a bola.

Início da partida!

O pontapé de saída pertenceu ao Portimonense, que se apresenta com um dos seus equipamentos alternativos, no caso, todo de amarelo. O Boavista, por seu turna, joga com o equipamento tradicional, com camisola branca aos xadrez.

As três equipas entram neste momento no (bem tratado) relvado do Estádio do Bessa. O anfiteatro dos axadrezados está bem composto, a temperatura está amena e, como tal, estão reunidas todas as condições para um excelente espetáculo de futebol na cidade Invicta.

No que concerne ao conjunto algarvio, a além dos regressos ao onze de Guga, Pedrão e Moustapha Seck - trocas diretas com Igor Formiga, Rafael Alcobia e Gonçalo Costa -, a principal novidade prende-se com a estreia a titular de Hildeberto Tavares. O avançado cabo-verdiano, reforço de inverno do Portimonense, proveniente do Henan FC (China), tinha sido suplente utilizado no encontro da ronda anterior, frente ao Gil Vicente, mas esta tarde entra nas escolhas iniciais de Paulo Sérgio e, ao que tudo indica, será mesmo o homem mais adiantado dos alvinegros, com Sylvester Jasper e Hélio Varela nos corredores laterais.

Com a chamada do internacional sub-21 ao onze das panteras - com o jovem a ocupar o seu habitual lugar à direita da defesa -, Salvador Agra, que tinha vindo a jogar adaptado naquela posição, regressa à ala atacante. Dessa forma, Bruno Lourenço acabou por ser o sacrificado, uma vez que vai começar o jogo no banco de suplentes. Quem também está de volta à titularidade é Filipe Ferreira, com o lateral-esquerdo a relegar Luís Santos para fora das opções iniciais. 

Do lado dos axadrezados, destaque para o regresso de Pedro Malheiro ao lote dos disponíveis de Ricardo Paiva. O jovem lateral-direito tinha falhado os últimos dois jogos, frente a Vizela (4-1) e Benfica (0-2), devido a lesão, mas está já recuperado dos problemas físicos que o afetaram e não só foi convocado como vai mesmo ser titular.

Já o Portimonense chega ao Bessa com quatro novidades no onze titular, quando comparado com o que fora escalonado por Paulo Sérgio na partida diante do Gil Vicente (0-2), no passado domingo: saem Igor Formiga, Rafael Alcobia, Gonçalo Costa e Ronie Carrillo e entram Guga, Pedrão, Moustapha Seck e Hildeberto Pereira.

O Boavista apresenta duas alterações em relação ao onze que tinha defrontado do Benfica (0-2), no passado dia 19: saem Luís Santos e Bruno Lourenço e entram Pedro Malheiro e Filipe Ferreira.

Portimonense (treinador): Paulo Sérgio

Portimonense (suplentes): Vinícius (12), Ricardo Sousa (6), Davis Silva (17), Gonçalo Costa (18), Ronie Carrillo (19), Luan Campos (28), Igor Formiga (33), Rafael Alcobia (76) e Zinho (99)

Portimonense (titulares): Kosuke Nakamura (32); Guga (27), Pedrão (44) (C), Filipe Relvas (22) e Moustapha Seck (14); Lucas Ventura (25) e Dener (13); Sylvester Jasper (7), Carlinhos (11) e Hélio Varela (77); Hildeberto Pereira (10)

Boavista (treinador): Ricardo Paiva

Boavista (suplentes): Tomé Sousa (76), Ibrahima Camará (6), Bruno Lourenço (8), Luís Santos (11), Masaki Watai (13), Vukotic (18), Martim Tavares (58), Berna Conceição (80) e Tiago Machado (90)

Boavista (titulares): João Gonçalves (99), Pedro Malheiro (79), Sasso (23), Rodrigo Abascal (26) e Filipe Ferreira (20); Seba Pérez (24) (C) e Makouta (42); Salvador Agra (7), Miguel Reisinho (10) e Tiago Morais (21); Robert Bozenik (9)

Árbitro: Bruno Pires Costa (AF Viana do Castelo); Assistentes: Tiago Costa e Jorge Fernandes; 4. Árbitro: Vítor Ferreira; VAR/AVAR: Manuel Mota e Nélson Cunha

Já há equipas oficiais!

Antes do pontapé de saída será cumprido um minuto de silêncio em memória de Manuel Augusto Ribeiro, mais conhecido por Mané, antigo colaborador da formação dos axadrezados. Em comunicado, «o Boavista FC lamenta profundamente o falecimento de Manuel Augusto Ribeiro, conhecido por todos por Mané, que foi colaborador na formação do clube, pantera da velha guarda e um boavisteiro fervoroso. À família enlutada e aos amigos, o Boavista FC endereça as mais sentidas condolências. A bandeira do clube será colocada a meia haste tem homenagem a Mané».

Ricardo Paiva tem três baixas para a partida desta tarde. Segundo o boletim clínico divulgado pelo Boavista já este domingo, Luís Pires, César Dutra e Augusto Dabó são os elementos entregues ao departamento médico.

A 19.ª jornada da Liga, a segunda da... segunda volta, passa pelo Estádio do Bessa. Esta tarde, a partir das 15.30 horas, Boavista e Portimonense medem forças num duelo que promete ser extremamente interessante. Além da qualidade das duas equipas (pese embora a irregularidade que ambas têm apresentado ao longo da época), há também a registar o facto de apenas dois pontos separarem axadrezados e alvinegros. Os portuenses têm vantagem, mas, em caso de triunfo dos algarvios, então dar-se-á uma 'ultrapassagem' dos comandados de Paulo Sérgio à formação orientada por Ricardo Paiva. A BOLA já está a postos para levar até si todas as incidências deste desafio e, como é habitual, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!