ENTREVISTA EXCLUSIVA - Os adeptos do Benfica podem estar a contar os dias para o regresso do filho pródigo, porém Bernardo Silva aponta para um final de um contrato, com o atual a expirar apenas em 2026, quando o internacional português tiver 32 anos. No entanto, o futuro vai para lá da Luz e o médio não esconde o mais provável é que acabe por ser treinador, embora de um perfil diferente dos compatriotas.
- O Benfica veio mais uma vez à baila em 2023. É cada vez mais um destino anunciado. Sente isso também?
- Nunca escondi que um dia quero voltar, portanto, claro que sim. Agora, vamos ver com o tempo o que é que é possível e não vale a pena estar sempre a falar disto, porque as pessoas até se cansam… Vamos ver.
- Vai-se falando cada vez mais…
- Sim, fala-se cada vez mais e torna-se um bocado repetitivo. Percebo que as pessoas também se cansem. Só que como me fazem tantas vezes essa pergunta também não vou mentir. Eu digo sempre: é uma realidade que eu quero voltar e espero que um dia possa acontecer.
ENTREVISTA EXCLUSIVA - O romance entre Bernardo Silva e Pep Guardiola está longe de chegar ao fim. O português reconhece a importância que o técnico espanhol tem na sua carreira e acredita que ainda não aprendeu tudo o que pode aprender.
- Os adeptos podem estar já a contar os dias para que isso aconteça…
- Podem, agora há questões contratuais que se têm de respeitar e… tem de se viver a realidade, que o futebol português a nível financeiro não pode competir com clubes ingleses, espanhóis ou até alemães e franceses, portanto… Por exemplo, mesmo que eu quisesse ir para o Benfica neste momento era totalmente impossível porque o Manchester City pede imenso dinheiro por uma transferência por mim. Nos últimos quatro ou cinco anos sou um jogador avaliado acima dos 50 milhões de euros e é impossível para um clube português pagar esse tipo de valor. As pessoas têm de ser um bocado realistas.
ENTREVISTA EXCLUSIVA - Bernardo Silva não esconde a felicidade que o ano que agora acaba teve na sua vida; assume desejo e responsabilidade para os próximos meses com a camisola das quinas; e projeta o que serão os próximos tempos da carreira
- Isso praticamente denuncia que seria no final de um contrato…
- Teria de ser. Acho que sim, claro que sim.
ENTREVISTA EXCLUSIVA - Compararam-no a James Milner por ser cada vez mais um jogador multifunções, ao mesmo que garantem que essa versatilidade e a capacidade de superação nos grandes jogos o transformaram num dos melhores, se não mesmo o melhor, da liga inglesa. Bernardo Silva rejeita a ideia, reforça que não há sequer um melhor jogador no City, porém olha para si mesmo com felicidade pelo caminho percorrido. Lamenta o peso que as estatísticas têm na conquista de galardões como a Bola de Ouro.
ENTREVISTA EXCLUSIVA - No futebol atual, é importante reagir de imediato. Foi o desafio que colocámos a Bernardo Silva. Número 20 no Manchester City, o português respondeu a 20 perguntas rápidas sobre vários temas.
ENTREVISTA EXCLUSIVA - Bernardo não poupa nos elogios a Rúben Dias, a quem perspetiva um futuro brilhante. Fala ainda de Matheus Nunes e de uns primeiros meses de adaptação e da relação em campo com Erling Haaland, que a equipa pretende ver mais envolvido no jogo.
ENTREVISTA EXCLUSIVA - João Félix e Bernardo Silva são amigos de longa data, e a carreira do primeiro já foi motivo de várias conversas entre ambos. O médio do Manchester City faz várias vezes questão de explicar que não se trata de uma crítica aos espanhóis quando reconhece que o compatriota tomou uma decisão errada.