«Benfica terá de ser no final de um contrato»
Festejo de Bernardo Silva (IMAGO)
Foto: IMAGO

BERNARDO SILVA - FIGURA DO ANO 2023 «Benfica terá de ser no final de um contrato»

INTERNACIONAL27.12.202308:30

ENTREVISTA EXCLUSIVA - Os adeptos do Benfica podem estar a contar os dias para o regresso do filho pródigo, porém Bernardo Silva aponta para um final de um contrato, com o atual a expirar apenas em 2026, quando o internacional português tiver 32 anos. No entanto, o futuro vai para lá da Luz e o médio não esconde o mais provável é que acabe por ser treinador, embora de um perfil diferente dos compatriotas.

- O Benfica veio mais uma vez à baila em 2023. É cada vez mais um destino anunciado. Sente isso também?

- Nunca escondi que um dia quero voltar, portanto, claro que sim. Agora, vamos ver com o tempo o que é que é possível e não vale a pena estar sempre a falar disto, porque as pessoas até se cansam… Vamos ver.

- Vai-se falando cada vez mais…

- Sim, fala-se cada vez mais e torna-se um bocado repetitivo. Percebo que as pessoas também se cansem. Só que como me fazem tantas vezes essa pergunta também não vou mentir. Eu digo sempre: é uma realidade que eu quero voltar e espero que um dia possa acontecer.

- Os adeptos podem estar já a contar os dias para que isso aconteça…

- Podem, agora há questões contratuais que se têm de respeitar e… tem de se viver a realidade, que o futebol português a nível financeiro não pode competir com clubes ingleses, espanhóis ou até alemães e franceses, portanto… Por exemplo, mesmo que eu quisesse ir para o Benfica neste momento era totalmente impossível porque o Manchester City pede imenso dinheiro por uma transferência por mim. Nos últimos quatro ou cinco anos sou um jogador avaliado acima dos 50 milhões de euros e é impossível para um clube português pagar esse tipo de valor. As pessoas têm de ser um bocado realistas.

«Ainda não me sinto completo quando se trata da Seleção»

27 dezembro 2023, 07:30

«Ainda não me sinto completo quando se trata da Seleção»

ENTREVISTA EXCLUSIVA - Bernardo Silva não esconde a felicidade que o ano que agora acaba teve na sua vida; assume desejo e responsabilidade para os próximos meses com a camisola das quinas; e projeta o que serão os próximos tempos da carreira

- Isso praticamente denuncia que seria no final de um contrato…

- Teria de ser. Acho que sim, claro que sim.

«Não concordo com a ideia de os goleadores ganharem sempre os prémios individuais»

27 dezembro 2023, 08:00

«Não concordo com a ideia de os goleadores ganharem sempre os prémios individuais»

ENTREVISTA EXCLUSIVA - Compararam-no a James Milner por ser cada vez mais um jogador multifunções, ao mesmo que garantem que essa versatilidade e a capacidade de superação nos grandes jogos o transformaram num dos melhores, se não mesmo o melhor, da liga inglesa. Bernardo Silva rejeita a ideia, reforça que não há sequer um melhor jogador no City, porém olha para si mesmo com felicidade pelo caminho percorrido. Lamenta o peso que as estatísticas têm na conquista de galardões como a Bola de Ouro.

«Rúben Dias e eu dizemos que seremos adjuntos um do outro»

27 dezembro 2023, 09:30

«Rúben Dias e eu dizemos que seremos adjuntos um do outro»

ENTREVISTA EXCLUSIVA - Bernardo não poupa nos elogios a Rúben Dias, a quem perspetiva um futuro brilhante. Fala ainda de Matheus Nunes e de uns primeiros meses de adaptação e da relação em campo com Erling Haaland, que a equipa pretende ver mais envolvido no jogo.

«Se eu tivesse ido para o Atlético Madrid teria tido sucesso? Talvez não»

27 dezembro 2023, 10:00

«Se eu tivesse ido para o Atlético Madrid teria tido sucesso? Talvez não»

ENTREVISTA EXCLUSIVA - João Félix e Bernardo Silva são amigos de longa data, e a carreira do primeiro já foi motivo de várias conversas entre ambos. O médio do Manchester City faz várias vezes questão de explicar que não se trata de uma crítica aos espanhóis quando reconhece que o compatriota tomou uma decisão errada.