Benfica-Rangers: como estão os escoceses esta época
Rafa no jogo do Benfica frente ao Rangers na fase de grupos da Liga Europa em 2020/21. Foto: IMAGO/Xinhua

Benfica-Rangers: como estão os escoceses esta época

NACIONAL23.02.202414:04

Protestantes encontram-se na liderança do campeonato, e passaram em primeiro lugar no grupo da Liga Europa

O sorteio da Liga Europa ditou que Benfica irá defrontar o Rangers nos oitavos de final da Liga Europa. Dois históricos europeus voltam a defrontar-se, após terem empatado os únicos dois jogos que realizaram entre si: na ocasião, em 2022/21, os protestantes acabaram no topo do Grupo D da mesma prova, relegando as águias para o segundo lugar. Jorge Jesus era o treinador dos encarnados.

Benfica celebra golo frente ao Rangers. Foto: IMAGO/Xinhua

A equipa escocesa tem dado cartas na competição, tendo chegado à final na época 2021/22, com o Frankfurt a sorrir ao fim de 120 minutos e marcação de grandes penalidades (5-4). Agora, o clube espera dar continuidade à renovada forma europeia frente ao Benfica, a começar na primeira mão da eliminatória, que decorre dia 7 de março, no Estádio da Luz.

Excelente momento da equipa

O Rangers tem evidenciado um grande momento de forma, encontrando-se numa sequência de nove jogos seguidos a vencer, 16 vitórias nos últimos 17 jogos e apenas uma derrota nos últimos 27. Para isto, muito contribuiu a mudança de treinador no início de outubro: Michael Beale foi dispensado do comando da equipa, após derrotas consecutivas frente ao Aberdeen e ao Aris Limassol — a única derrota da equipa na Liga Europa esta época —, com Philippe Clément a assumir as rédeas da formação escocesa.

Desde então, o treinador belga apenas saiu derrotado do encontro frente ao eterno rival, Celtic, tendo levado o Rangers ao topo da tabela classificativa do campeonato escocês com 64 pontos, mais dois que os católicos.

Celtic-Rangers, dezembro de 2023. Foto: IMAGO/Sportimage

Percurso europeu

O Rangers chegou a esta edição da Liga Europa após ter terminado em segundo lugar na segunda fase da Liga Escocesa. Os protestantes integraram o Grupo D, terminando a fase de grupos em primeiro lugar com 11 pontos e à frente de Sparta de Praga, Betis e Aris Limassol. Os escoceses derrotaram o Betis em duas ocasiões, rebaixando-os para a Liga Conferência; a única derrota surgiu, como previamente escrito, contra o Aris, no Chipre.

Betis frente ao Rangers. Foto: IMAGO/Gonzales Photo

Figuras da equipa

Caso raro e curioso no futebol, o conjunto treinado por Philippe Clément tem um lateral a liderar a lista dos melhores marcadores: são 19 golos e cinco assistências esta época para James Tavernier, o lateral goleador.

Abdallah Sima, avançado senegalês, é o segundo melhor marcador da equipa, com 15 golos e três assistências; Cyriel Dessers, ponta de lança, completa o pódio, com 14 golos. Com atacantes em boa forma, não é de admirar que Fábio Silva, que ingressou no clube em janeiro, por empréstimo, tenha dificuldades em se afirmar e conquistar um lugar no onze.

Mercado de janeiro

O início atribulado e a mudança de treinador levaram o conjunto escocês a afinar o plantel em janeiro. Nas saídas, Steven Davis, com 39 anos, decidiu acabar a carreira, após ter rompido o ligamento cruzado anterior em dezembro de 2022; José Cifuentes, Adam Devine e Sam Lammers saíram por empréstimo, ao passo que Ben Williamson, jovem de 22 anos que se encontrava no clube por empréstimo, regressou ao Hamilton.

Quanto às entradas, o maior destaque será para Fábio Silva, que ingressou no clube após uma primeira metade da época onde marcou apenas um golo ao serviço do Wolverhampton. No Rangers, o avançado português conta já com dois golos, um na Liga Escocesa e outro na Taça. Também Óscar Cortés, extremo direito, e Mohamed Diomandé, médio centro, chegaram ao conjunto escocês por empréstimo, sendo que a contratação do último já foi anunciada, mas só se concretizará no verão.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer