Benfica: Luan Farias impressionou e voará de águia ao peito na próxima temporada
Extremo brasileiro destacou-se nos beirões e dá o salto para o Benfica. (Foto: Gil Peres)

Benfica: Luan Farias impressionou e voará de águia ao peito na próxima temporada

NACIONAL22.05.202408:00

Extremo brasileiro de 21 anos contratado ao Estrela da Amadora; deve começar pela equipa B... com os olhos postos na formação principal; realizou excelente época ao serviço do Tondela

Luan Farias é reforço do Benfica, sabe A BOLA. O jovem extremo brasileiro, de apenas 21 anos, pertencia aos quadros do Estrela da Amadora, mas na temporada que agora finda esteve emprestado ao Tondela, onde conseguiu atingir níveis exibicionais bastante meritórios e que caíram no goto dos responsáveis encarnados.

Chegado a Portugal em 2022/2023, com destino à Reboleira, Luan Farias não conseguiu ter o impacto que desejaria na formação tricolor, pelo que, na época que está a terminar viu abrir-se a janela de oportunidade para jogar com maior regularidade e acabou por aceitar o desafio de ser cedido ao Tondela. Em boa hora o fez…

Afinal, o virtuoso extremo foi um dos indiscutíveis dos beirões — tanto na era Tozé Marreco (antes do técnico rumar ao Gil Vicente) como, depois, no consulado de Sérgio Gaminha —, chegando ao fim do percurso com um registo extremamente interessante: 35 jogos, oito golos e cinco assistências (em todas as competições).

Estes registos e, acima de tudo, o crescimento que demonstrou com a camisola tondelense foram o mote para que o departamento de observação das águias ativasse o nome de Luan Farias no radar e os relatórios elaborados foram tão positivos que levaram o Benfica à mesa das negociações com o Estrela da Amadora. O extremo sul-americano ainda tinha contrato com o emblema da Reboleira e, como tal, a SAD benfiquista teve de chegar a acordo com a Direção liderada por Paulo Lopo. O negócio, que envolveu uma quantia financeira, já está fechado e a transferência deve ser oficializada num futuro próximo.

Luan Farias pode alinhar em várias posições da frente de ataque, tendo capacidade para se adaptar a diferentes modelos de jogo. A velocidade e a qualidade técnica são as suas principais características, algo que, de resto, ficou comprovado pelos golos e assistências que contabilizou ao serviço do Tondela, clube que, recorde-se, terminou a Liga 2 num tranquilo 6.º lugar.

Tal como é habitual neste tipo de aquisições, uma vez que se trata de um jogador jovem e com bastante margem de progressão — tem formação no Grêmio de Porto Alegre —, o Benfica deve avançar para um contrato que deverá ser de quatro temporadas. O início de Luan Farias de águia ao peito deverá acontecer pela via da equipa B, mas caso o brasileiro confirme, no Seixal, as credenciais que demonstrou em Tondela, então pode sonhar com a abertura das portas da formação principal dos vice-campeões nacionais.