Benfica detalha negócios com jogadores
João Neves, ex-médio do Benfica (Foto: Grafislab)

Benfica detalha negócios com jogadores

NACIONAL09.09.202400:16

No Relatório e Contas divulgado este domingo

Finalizando a contas de 2023/2024 com um prejuízo de 31,3 milhões de euros na última temporada, quando no anterior exercício tinha apresentado um lucro de 4,2 milhões de euros, o documento remetido pela SAD e divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) apresenta alguns «factos» ocorridos já depois do termo do período para contas, 30 de junho, e que, entendem os encarnados mudariam o cenário. A saber:

- A totalidade dos direitos do jogador Pavlidis foi adquirida ao AZ Alkmaar por um montante de 18 milhões de euros, ao qual acresce um valor de 2 milhões de euros pagos em função de objetivos pré-definidos. O AZ Alkmaar ficou ainda com o direito a receber 10% do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência do referido jogador~

- O acordo de empréstimo do jogador Jurásek ao Hoffenheim prevê a opção de transferência a título definitivo dos direitos desportivos do referido jogador, por um montante de 10 milhões de euros, acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o valor global da transferência poderá atingir o montante de 11 milhões de euros.

- A Benfica SAD adquiriu a totalidade dos direitos do jogador Jan-Niklas Beste ao FC Heidenheim por um montante de 8 milhões de euros, ao qual acresce um valor de 2 milhões de euro pagos em função de objetivos pré-definidos, tendo celebrado um contrato de trabalho desportivo com o referido jogador por cinco épocas desportivas, que vigora até 30 de junho de 2029. O FC Heidenheim ficou ainda com o direito a receber 15% do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência do referido jogador.

- Em agosto de 2024, a Benfica SAD chegou a acordo com o Paris Saint-Germain para a alienação da totalidade dos direitos do jogador João Neves, por um montante líquido de 59,9 milhões de euros, acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o montante global da transferência poderá atingir o montante líquido de 69,9 milhões de euros.

- Ainda nesse mês, a Benfica SAD transferiu a totalidade dos direitos do atleta David Neres para o SSC Napoli por um montante de 28 milhões de euros, acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o montante global da transferência poderá atingir o montante de 30 milhões de euros.

- A Benfica SAD celebrou com o Paris Saint-Germain um contrato de empréstimo do jogador Renato Sanches até ao final da época 2024/25. O referido acordo prevê a opção de transferência a título definitivo dos direitos desportivos do referido jogador, por um montante de 10 milhões de euros. Adicionalmente, a Benfica SAD confirmou a continuidade do jogador Di María por mais uma temporada.

- No mês de agosto, a Benfica SAD emprestou o jogador Casper Tengstedt ao Hellas Verona FC até ao final da época desportiva 2024/25. O referido acordo prevê a opção de transferência a título definitivo dos direitos desportivos do referido jogador, por um montante de 7 milhões de euros, com a Benfica SAD a ficar ainda com o direito a receber 30% do valor de uma futura cedência do referido jogador.

- No final do mês de agosto, os direitos do jogador Felipe da Silva (Morato) foram transferidos pela Benfica SAD para o Nottingham Forest por um valor fixo de 11 milhões de euros, acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o montante global da transferência deverá atingir os 17 milhões de euros.

- No dia 31 de agosto de 2024, a Benfica SAD iniciou negociações com o treinador Roger Schmidt para a cessação do contrato de trabalho desportivo com efeitos imediatos.

- Na vertente comercial, de realçar a renovação da parceria com a Emirates por mais cinco épocas, prolongando a ligação até ao final da época 2028/29.