Aves SAD-Portimonense: Promessa de fortes emoções no cair do pano
Fase do jogo entre o Portimonense o Aves. Foto: LUÍS FORRA/LUSA

ANTEVISÃO Aves SAD-Portimonense: Promessa de fortes emoções no cair do pano

NACIONAL02.06.202409:00

Avenses partem em vantagem (2-1) para a segunda mão do 'play-off'; algarvios tentam reverter a desvantagem e... a tendência dos últimos anos

Cai hoje o pano sobre a Liga, com o tudo ou nada para Aves SAD e Portimonense. Na 1.ª mão do play-off, os avenses foram a Portimão vencer (2-1) e partem na frente para assegurar a última vaga no escalão principal em 2024/2025. A partida tem início às 19.45 horas e é arbitrada por João Pinheiro, da AF Braga.

Depois de cumprir o primeiro ano de vida - foi fundado em 05 de maio de 2023 – , o clube de Vila Franca de Xira, instalado na Vila das Aves, chega a este play-off após o 3.º lugar obtido na Liga 2, fruto de um feliz deslize (2-2) do Marítimo diante do Académico de Viseu na 34.ª e última jornada.

A vitória em Portimão interrompeu uma série de três jogos sem ganhar. A equipa chega moralizada e muito suportada pelos seus adeptos, que irão, praticamente, esgotar o recinto, reconhecendo a importância do momento, naquele que será o último jogo de Jorge Costa no comando técnico, antes de abraçar funções como diretor desportivo na estrutura do FC Porto, agora presidida por André Villas-Boas

Fora da partida estão os médios Luís Silva, que continua suspenso devido a alegados insultos racistas dirigidos a Yaya Sithole no jogo com o Tondela, e Fábio Pacheco, que foi expulso, já em tempo de compensação, na 2.ª parte do jogo em Portimão.

Sistema: 4x2x3x1

Equipa provável: Simão Bertelli; Léo Alaba, Clayton Sampaio, Anthony Correia e Fernando Fonseca; João Amorim e Jonatan Lucca; Babatunde Akinsola, Benny e John Mercado; Nené

Lesionados ou em dúvida: Vasco Lopes

Castigados: Luís Silva e Fábio Pacheco

Jogador em destaque: Nené

Já não marca há seis jogos, mas o experiente avançado brasileiro de 40 anos continua a ser uma real ameaça para a baliza contrária. Até ao momento, nesta temporada, já marcou 25 golos, 23 dos quais na Liga 2, em que se sagrou o seu melhor marcador. Com o futuro incerto na Vila das Aves, tem uma bela oportunidade para se despedir em beleza...

Jorge Costa, treinador do AVS: «Temos de ser nós próprios e vamos ser inteligentes. Tenho que contrariar essa ideia da vantagem, por poder ser uma casca de banana. Aliás, seria um erro grande pensar que estamos em vantagem. O Portimonense é uma belíssima equipa, com belíssimos jogadores e um treinador belíssimo»

Em absoluto silêncio e com o foco total no jogo, o Portimonense vai à Vila das Aves à procura de reverter o resultado, com o aliciante dos bons resultados que obteve como visitante: as três últimas vitórias (Boavista, Chaves e Farense) foram nessa condição.

No entanto, os algarvios terão de quebrar uma maldição: desde que foi reintroduzido o play-off, há três anos, nenhuma equipa da Liga conseguiu assegurar a permanência no principal escalão do futebol nacional. É esperado um onze ofensivo, ainda que sem muitas mudanças no que costuma ser habitualmente apresentado.

O lateral-esquerdo Relvas está disponível depois de ter falhado a 1.ª mão devido a castigo e será titular, assim como o central Alemão, que recuperou de lesão.

Sistema: 4x2x3x1

Equipa provável: Kosuke Nakamura; Guga, Alemão, Pedrão e Filipe Relvas; Taichi Fukui e Lucas Ventura; Berto, Carlinhos e Hélio Varela; Ronie Carrillo

Lesionados ou em dúvida: Zinho, Jasper e Tamble Monteiro

Castigados: Nada a assinalar

Jogador em destaque: Carlinhos

Tem sido o motor da equipa algarvia e o seu principal impulsionador ofensivo. Com uma regularidade impressionante, o médio brasileiro de 29 anos termina a temporada num momento de forma elevado e espera sair da Vila das Aves com um valente sorriso no rosto, caso atinja o objetivo coletivo.

Paulo Sérgio, treinador do Portimonense: Não fez a antevisão